Postado em 18 de Junho de 2020 às 16h48

Do abismo ao progresso: empreendedor expande seus negócios

Sala do Empreendedor de Concórdia incentiva MEIs a participarem de licitações públicas

Aumentar as demandas de prestação de serviço, buscar reconhecimento do setor e aproveitar a oportunidade de não ter empresa especializada no segmento que atua em seu município. Esses foram os fatores que incentivaram o microempreendedor individual (MEI), Vilson Antônio Cecchin Júnior, da Service Odonto Manutenção de Equipamentos Odontológicos, a participar de licitação do Poder Público de Concórdia, no oeste catarinense.
“A experiência foi maravilhosa, porém desafiadora. Grandes empresas, geralmente, não aceitam concorrer com MEIs em licitações e a todo momento tentaram me tirar do pregão eletrônico. Como havia lido várias vezes o edital antes de me candidatar sabia que tinha chances em participar. Fui humilhado pelos concorrentes, mas não desisti. Estava ciente do compromisso que estaria assumindo, sabia os valores mínimos que poderia chegar e o limite para trabalhar sem prejuízo. Venci a licitação e fiquei orgulhoso em mostrar para minha cidade meu trabalho e ser reconhecido por ele. Os MEIs devem participar das licitações, pois é uma forma da empresa abrir novas portas”, relata o empreendedor.
Há quatro meses prestando serviços para a Prefeitura de Concórdia Vilson justifica que tem dado o seu melhor e como resultado tem conhecido novas pessoas e conquistado novos clientes. “Neste pregão, com minha vitória, o município economizou mais de R$ 50 mil em manutenção, pois a empresa que realizava esse serviço era de outro município. Agradeço a equipe da Sala do Empreendedor de Concórdia que mais uma vez me orientou o que deveria fazer para participar do certame”, agradece.
Vilson trabalhava como torneiro mecânico, mas sempre teve uma visão ampla do negócio e das oportunidades do mercado de trabalho. Há um ano e quatro meses formalizou sua empresa com atuação na manutenção e venda de equipamentos odontológicos. “Minha esposa trabalha como auxiliar de saúde bucal em consultório e relatava que para fazer as manutenções era necessário acionar empresas de fora. Comecei a fazer cursos nessa área e logo surgiram os clientes, que no início atendia após o expediente. Formalizei o negócio, pensei na marca e registrei tudo sozinho, pois pedia ajuda e ninguém indicava os caminhos. Depois descobri a Sala do Empreendedor que me ajudou a crescer e atualmente tenho mais de 40 clientes na região. Esse é um ramo fechado e difícil de ingressar, mas sabia que não havia nenhuma empresa neste setor, por isso estudei e me dediquei à atividade”, comenta.
De acordo com Vilson, o auxílio da Sala do Empreendedor foi fundamental para seu negócio. “Os servidores sempre me indicaram as direções corretas a serem tomadas. Participei do Projeto Salto: Aceleradora de MEI, que iluminou minha mente tanto na forma de conquistar novos clientes quanto nos processos internos. Minha empresa caminhava para seu fechamento, pois não tinha controle nenhum. Agora, a cada dia vejo o crescimento real”, avalia. Outra contribuição da Sala do Empreendedor foi nos trâmites para inscrição estadual porque o empreendedor precisava fornecer notas fiscais dos produtos adquiridos.
O agente de desenvolvimento local, Eduardo Maltauro, expõe que é gratificante vislumbrar as conquistas dos empresários que buscam o apoio da Sala do Empreendedor. “O proprietário da Service Odonto recebeu informações para participar das licitações da Prefeitura e ganhou uma licitação de valor expressivo, quase no limite do faturamento do MEI. Isso comprova que os pequenos negócios podem e devem participar dos processos licitatórios dos órgãos públicos”, comenta.
A Sala do Empreendedor de Concórdia é uma das ações do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. A estrutura está situada no segundo andar do Centro Administrativo Municipal. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Telefone de contato que também é WhatsApp (49) 3441-2170. Mais informações pelo e-mail saladoempreendedor@concordia.sc.gov.br ou pela página do Facebook: www.facebook.com/saladoempreendedorconcordia/

Veja também

Ferrovias ou morte!04/02/22 JOSÉ ANTÔNIO RIBAS JR. Presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE)...
Sebrae Desafia conhece seu campeão28/11/22 Dois meses de provas, tensões e muitas emoções, assim chega ao fim a segunda edição do Sebrae Desafia, que teve como grande vencedor Dmitri “Jimmy” Arruda, de Lages, na Serra Catarinense. Ele enfrentou Carla......

Voltar para (Blog)