Diretoria da FIESC se reúne com empresários e visita indústrias no Oeste
O presidente Mario Cezar de Aguiar e diretores das entidades da Federação cumpriram agenda na região nesta semana em Maravilha, Pinhalzinho, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão e Chapecó
Melhorias na infraestrutura rodoviária e ampliação da qualificação profissional foram as principais demandas apresentadas por industriais do Oeste catarinense à diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), nesta semana. O presidente Mario Cezar de Aguiar e diretores das entidades da Federação cumpriram agenda em Maravilha, Pinhalzinho, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão e Chapecó, onde se reuniram com empresários, visitaram indústrias e unidades do SESI e do SENAI.
Aguiar considerou a agenda como extremamente positiva. “Conversamos com empresários, estivemos nas indústrias que nos impactaram positivamente pelo protagonismo, pela qualidade com que produzem e pelos seus processos produtivos. Já sabíamos da potencialidade industrial do Oeste catarinense, mas cada vez que voltamos nos surpreendemos ainda mais. Isso incrementa nossa crença na força e no empreendedorismo do industrial do Oeste e que, com toda a dificuldade que se apresenta, consegue ter uma indústria tão bem desenvolvida”, realçou.
Aguiar ressaltou os benefícios da indústria para a região, entre eles, a geração de emprego, já que mais de 40% dos empregos formais no Oeste são gerados pelo setor. “A indústria tem uma característica de impactar outros setores; cada vaga de trabalho na indústria gera mais 1,6 emprego em outros segmentos. Isso mostra a importância da indústria e essa é a razão pela qual a região tem se desenvolvido e se destacado”, frisou. O presidente também colocou a FIESC e suas casas – SESI, SENAI e IEL – à disposição para contribuir no desenvolvimento das empresas.
O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou que as visitas desta semana foram importantes para conhecer a potencialidade do Oeste, ouvir as necessidades e compartilhar soluções. “A FIESC está alinhada com os desafios da região e a transferência da diretoria nesta semana reforçou a dedicação que tem conosco. A vice-presidência compreende 57 municípios e precisamos de dirigentes que nos defendam e nos ajudem a ser cada vez mais competitivos”, concluiu.
Além do vice-presidente regional, o presidente Mario Aguiar esteve acompanhado dos diretores de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira; jurídico e institucional, Carlos José Kurtz; de inovação, José Eduardo Fiates; e corporativo, Alfredo Piotrovski.
A diretoria da FIESC também esteve no Extremo-Oeste e encerrou a agenda em Chapecó, em café da manhã que celebrou os nove anos do Programa Novos Caminhos.
Somadas, as regiões Oeste e Extremo-Oeste têm um PIB de R$ 32,2 bilhões. De janeiro a agosto, as exportações totalizaram US$ 440 milhões. Além disso, a indústria da região emprega mais de 101 mil trabalhadores.
Veja também
Campanha da ACIC valoriza produtos e serviços locais03/Jun/202003/06/20há 4 anos Quarta-feira, 03 de Junho de 202003/06/2020As relações de venda e consumo estão em transformação e quem inovar será mais competitivo no mercado. Para incentivar os negócios locais nesse processo, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) criou o selo “Produzido em Chapecó”. O objetivo é valorizar as empresas, os produtos e os serviços feitos no......
Setor gráfico precisa se reinventar durante a pandemia26/Mai/202026/05/20há 4 anos Terça-feira, 26 de Maio de 202026/05/2020A maioria das indústrias gráficas no País teve queda na produção devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Para debater os desafios do setor, o Núcleo das Indústrias Gráficas da......