Postado em 28 de Maio de 2024 às 15h13

Dígitos que sufocam: feirão do imposto traz consciência sobre carga tributária e reinaugura impostômetro em Chapecó

O Núcleo de Jovem Empresários da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu uma série de atividades e reinaugurou o impostômetro

Link com entrevista do coordenador do Feirão do Imposto: https://we.tl/t-98OCqU2JVe

  Neste ano o Feirão do Imposto carrega a campanha “Dígitos que Sufocam” e mantém a essência de disseminar de forma simplificada à população a informação da alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos. O Núcleo de Jovem Empresários da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu uma série de atividades e reinaugurou o impostômetro para acompanhar a iniciativa criada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com os conselhos estaduais de jovens empresários e outras entidades.
  O impostômetro instalado em Chapecó é uma ferramenta importante para conscientizar a população sobre os impostos pagos. "A iniciativa contribui para a transparência e o debate sobre a carga tributária. Quem passar em frente ao condomínio Cesec, na avenida Getúlio Vargas, poderá ver o quanto já pagamos de impostos desde o início do ano no âmbito nacional", explicou o coordenador do Feirão do Imposto e membro do NJE, Pedro Conte.
  O tesoureiro do NJE, Renan Luis Roth, salientou que impostômetro tem a base de dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atualizado diariamente. "Eles utilizam um algoritmo da Receita Federal, enquanto o nosso impostômetro atualiza os dados de forma semanal.”
  Após a reativação do impostômetro foi realizada uma ação no Shopping Pátio Chapecó com objetivo de interagir com a população e esclarecer a discussão sobre a alta carga tributária brasileira. "A ideia é mostrar de uma maneira lúdica e palpável o quanto se paga de imposto. Uma das ações é oferecer um café, o copo indica a quantidade de imposto pago sobre ele. Assim, as pessoas podem pegar o copo e entender o quanto do dinheiro delas vai para impostos. É uma forma ilustrativa de mostrar para onde nosso dinheiro vai”, frisou Renan.
  Atividades
  Durante a semana do Feirão do Imposto em Chapecó, foram realizadas diversas atividades para promover a conscientização tributária. Houve uma reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, para discutir as boas práticas tributárias na cidade. Além disso, foram ministradas palestras em escolas, o Colégio Energia e o Colégio Uno, com o tema da conscientização tributária.
  "A educação e a conscientização desde cedo são vistas como essenciais para que as futuras gerações, ao entrarem no mercado de trabalho ou começarem a empreender, tenham uma compreensão básica da carga tributária e possam contribuir para uma cobrança mais efetiva e uma melhor destinação dos impostos", salientou o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, Alex Kreuz Wenning, sobre as atividades com os adolescentes nas escolas.
  Também foi produzido um episódio do "Podcast Feirão do Imposto" com a participação do coordenador do Feirão do Imposto NJE Pedro Conte, ex-coordenador nacional do Feirão do Imposto - Conaje Fábio Luiz Furtado e da assessora jurídica da ACIC Márcia Bonamigo.
 

Impostômetro está em frente ao condomínio Cesec, na avenida Getúlio Vargas

Foram ministradas palestras em escolas com o tema da conscientização tributária

Ação realizada no Shopping Pátio Chapecó com a entrega de café

Veja também

Extremo oeste: Turismo de aventura e gastronômico atraem visitantes para Anchieta16/03/20 Rotas dos cânios com belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas; voo de balão e parapente e a rota “Encantos e Sabores” da Associação Anchietense de Turismo (ANCHIETUR) são alguns dos atrativos turísticos do município de Anchieta, no extremo oeste catarinense. Os visitantes também podem conhecer as maravilhas apresentadas na Expo Anchieta, na......

Voltar para (Blog)