Postado em 27 de Janeiro de 2023 às 14h38

Diagnóstico empresarial gratuito aprimora gestão de pequenos negócios do oeste de SC

Sebrae/SC pretende atender empresas de 88 municípios da região

Na região oeste serão desenvolvidos diagnósticos do CAASE em 88 municípios.

Medir a maturidade da gestão das empresas e auxiliar na definição de estratégias para aprimorar pontos de dificuldade. Com esse foco, o Sebrae/SC disponibiliza diagnósticos para micro e pequenas empresas por meio do programa Rede de Agentes de Orientação Empresarial, no qual são aplicadas uma hora de diagnóstico do “Como Anda A Sua Empresa” (CAASE) e uma hora de consultoria. Na gerência regional oeste do Sebrae/SC, a primeira turma inicia em fevereiro e recentemente foi realizada uma reunião de alinhamento de estratégias para a aplicação do diagnóstico em 2023. 
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a execução ocorrerá gratuitamente aos micro e pequenos empresários de 88 municípios da região. Uma segunda etapa deve iniciar em junho deste ano. “O diagnóstico é fundamental para identificar pontos fortes e fracos na gestão empresarial. Ele possibilita ao empresário aprimorar os controles e processos. Com esses dados também consegue melhorar o posicionamento estratégico no mercado e ampliar a competitividade”, observa.
O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, destaca que a regional oeste contará com umtime de aproximadamente 36 consultores os quais pretendem aplicar 3.500 diagnósticos. “Isso levará cerca de 7 mil horas de consultoria aos micro e pequenos empresários”, complementa.
O coordenador da gerência de atendimento empresarial do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues, observa que em 2023 a expectativa é ampliar a cobertura do CAASE em Santa Catarina e aplicar 22 mil diagnósticos. Para isso, 200 consultores credenciados atenderão empreendedores de toda o estado.
“Estamos atuando com esse programa há três anos e já consolidamos 42 mil empresas atendidas no estado com as consultorias e o diagnóstico de gestão de maturidade. É o primeiro contato do Sebrae/SC junto aos pequenos negócios. Com isso conseguimos desdobrar e entender melhor as necessidades desses empresários e colocar à disposição dele tudo que o Sebrae/SC oferece benefícios no decorrer do ano”, acrescenta.
METODOLOGIA
Dividido em etapas, o CAASE inicia com a aplicação do diagnóstico. Um consultor credenciado ao Sebrae/SC vai até a empresa para identificar a situação atual do negócio. Nessa etapa são realizadas 30 perguntas nas áreas de gestão de finanças, planejamento, mercado, processos e pessoas. Outras duas perguntas abertas identificam o principal desafio encontrado pela empresa e de que forma o Sebrae/SC pode auxiliar.
Ao fim da avaliação, o consultor faz uma devolutiva e apresenta o que identificou no desempenho do negócio representado em: pontuação total; pontuação média do mercado; pontuação por tema de gestão; mapa de calor com a pontuação das empresas da região; comentários registrados na tela de percepção; feedback do sistema de acordo com a resposta fornecida e recomendação de soluções para aprimoramento.
Trennepohl salienta que para cada resposta é atribuída uma pontuação que mensura o nível de maturidade da empresa avaliada. “A métrica está em uma escala de 0 a 100 que representa tanto o total de pontos da avaliação quanto o total de pontos em cada tema de gestão. Ao final da avaliação o empresário recebe sugestões de soluções para suas demandas, a exemplo de consultorias, cursos, soluções de mercado, de maneira presencial ou remota”, explica.
Rodrigues frisa, ainda, que outro programa gratuito oferecido aos empreendedores que fazem o diagnóstico CAASE é o ALI Transformação Digital, que é focado em medir o quanto o empresário entende a importância do processo digital em seu negócio.
“Esse programa tem quatro meses de consultoria gratuita e o empresário pode usufruir de várias informações ligadas à área de transformação digital. Estamos ofertando ao estado 700 vagas. Em fevereiro serão 350 vagas e em julho mais 350. Os interessados podem procurar o escritório do Sebrae em Chapecó ou São Miguel do Oeste”, finaliza.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Voltar para (Blog)