Postado em 21 de Setembro de 2020 às 15h14

Dia do Gaúcho: músicas nativistas e Desfile Bate Casco fomentam a cultura gaúcha em Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Para celebrar o Dia do Gáucho, relembrar a Revolução Farroupilha e homenagear a cultura nativista, o último fim de semana, em Chapecó, foi marcado por músicas, trajes, cavalgadas, churrasco e outros pratos típicos. O Fort Atacadista promoveu duas ações especiais para recepcionar os consumidores conforme a tradição e honrar a história e os costumes de todo sul do País, respeitando as medidas de prevenção no combate da covid-19.
O gerente regional do Fort Atacadista, Lucas Assis, destacou que os eventos foram realizados como forma de agradecimento a população de Chapecó e Região por acolherem com carinho a bandeira do Grupo Pereira nesses últimos dois anos.  “Fomos muito bem recepcionados na capital do oeste. Por isso, fomentar a cultura local foi gratificante e fortaleceu ainda mais nosso relacionamento com os clientes. Foi uma honra fazermos parte desse momento e homenagearmos uma história respeitada em todos os cantos do Brasil”.
Nesse sábado,19, em clima de comemoração, os colaboradores do atacarejo trabalharam pilchados. O hipermercado foi decorado e recebeu a banda gauchesca “Os companheiros”, que animou à tarde com seis horas de apresentação. “Quando celebramos a Guerra dos Farrapos não podemos deixar de falar sobre a catarinense Anita Garibaldi, que na época defendeu liberdade e justiça em nosso País. Essa mulher representou nosso Estado e enraizou nosso amor pela cultura gaúcha. Nossas músicas e a paixão pela tradição são ainda mais significativas quando expressamos a admiração que temos por Anita e todos que marcaram história”, ressaltou o diretor do grupo Pedrinho Pedroso.
No último domingo, 20, o Fort Atacadista patrocinou o Desfile Bate Casco. Trinta cavaleiros participaram do evento, que iniciou no Clube de Tiro, Caça e Pesca Caramuru e seguiu pelas principais ruas de Chapecó durante quatro horas. Conforme o coordenador, André Batistello, neste ano, devido à pandemia, o grupo prezou pela segurança da população e apostou menos na divulgação da cavalgada para não gerar aglomerações. “Mesmo com menos intensidade, cumprimos o nosso propósito: homenagear todos os gaúchos e simpatizantes do tradicionalismo, que mantêm a cultura cada vez mais forte”, afirmou.
CHURRASCO
Para encerrar a comemoração, não faltou o tradicional churrasco. O churrasqueiro Paulo Otto preparou um costelão no fogo de chão. Foram necessários: uma costela de aproximadamente 20 kg; dois quilos de sal grosso (com ou sem tempero) e um litro de vinho, além dos acessórios (um espeto especial para costela fogo de chão, dois litros de álcool dois sacos de gravetos e lenha). “O prato é símbolo da culinária gaúcha. Toda homenagem ao nativismo exige um bom churrasco. Separamos a receita para que numa próxima oportunidade os chapecoenses preparem uma deliciosa costela”, destacou.
PREPARO DO TERRENO
Prepare um espaço plano de aproximadamente 2×2 metros. Pode circundar a costela com fogo ou duas retas paralelas de lenha. No centro, demarque o local onde ficará a carne. O uso dos gravetos é opcional. Ao utilizá-lo, monte duas carreiras de gravetos, que ficarão na parte da frente e atrás da costela. Umedeça os gravetos com álcool e espere alguns minutos para atear fogo. O ideal é que a carne fique aproximadamente meio metro do fogo.  Após, coloque mais lenha.
PREPARO DA COSTELA
Prenda a costela no espeto especial e coloque sobre a mesa. Umedeça com vinho branco, espalhando uniformemente. Após, adicione uma camada de sal grosso e mais vinho. Misture bem. Vire a carne e tempere o outro lado da mesma forma. Em seguida, leve o espeto para o local demarcado e prenda bem ao chão. Tome cuidado para que as labaredas não encostem na costela. Em cerca de 4 a 6 horas estará pronta para servir.
 
 
 

Veja também

Dia do Trabalho: sistema cooperativista aumenta número de empregos durante pandemia30/04/21 Santa Catarina, mesmo com os reflexos da pandemia, manteve o menor indicador de desemprego do País – 5,3% no quarto trimestre de 2020 em comparação com os 13,9% da média nacional –, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado encerrou o ano passado com 3,471 milhões de pessoas no mercado de trabalho e superou as vagas......

Voltar para (Blog)