Postado em 02 de Setembro às 10h49

Dia de Cooperar reúne inclusão, cultura e solidariedade

Evento promovido pelo Núcleo das Cooperativas da ACIC integrou ações do cooperativismo, Semana Inclusiva e celebrou a diversidade com apresentações culturais e feirão de empregos.

O evento foi realizado Núcleo de Cooperativas da ACIC (Foto Alessandra Favretto/ MB Comunicação)

Um dia ensolarado com muita alegria, cooperação e inclusão. Foi desta forma que ocorreu, no último sábado (30), mais uma edição do Dia de Cooperar, conhecido como Dia C. O evento foi realizado Núcleo de Cooperativas da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no Complexo Esportivo Verdão, em Chapecó.
Durante toda a manhã, o público pôde assistir a apresentações culturais da APAE de Chapecó, Programa Verde Vida, Fundação Aury Luiz Bodanese, Coral Sinfonia do Escuro da ADEVOSC e Escola Coronel Ernesto Bertaso.
O coordenador do Núcleo de Cooperativas, Marciano Almeida, comentou que a celebração integra o Dia de Cooperar, no Brasil. “Essa é uma data em que celebramos todo o trabalho voluntário realizado ao longo do ano. Para nós, é fantástico poder reunir cooperativas, entidades, parceiros e a Prefeitura de Chapecó.”
A vice-coordenadora do Núcleo de Cooperativas, Jaqueline Schmitt, explicou a importância da iniciativa para a comunidade. “As cooperativas têm essa vocação de integrar, de interagir e de intercooperar. Todos os anos, no Dia C, reunimos esforços para oferecer algo que realmente contribua para a sociedade.”
Neste ano, a ação foi pensada em conjunto com a Semana Inclusiva, realizada em todo o estado. “Chapecó já apoiava o movimento e entendemos que as cooperativas poderiam somar forças, atrair também outras empresas. Assim, conseguimos dar mais visibilidade às pessoas com deficiência e mostrar quais são as oportunidades de trabalho oferecidas pelas cooperativas e pelo mercado em geral”, salientou a vice-coordenadora.
Jaqueline reafirmou que o objetivo é ampliar a inclusão e o desenvolvimento social. “Queremos que essas pessoas possam se integrar, participar e se desenvolver. Esse é o verdadeiro papel das cooperativas em somar com as comunidades e buscar não apenas resultados econômicos, mas principalmente resultados sociais.”
SEMANA DA INCLUSÃO
O Dia D da Inclusão integrou a programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina no evento, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. Em Chapecó, a mobilização foi coordenada pela Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), Grupo de Apoio às Pessoas com Deficiência (GAPA) e Secretaria da Família e Proteção Social da Prefeitura de Chapecó.
Entre as principais atividades, o feirão de empregos com cadastramento de currículos, aplicação de laudos caracterizadores para inclusão no mercado do trabalho, orientações sobre direitos trabalhistas, além de atividades recreativas e apresentações culturais abertas à comunidade.
 

Durante toda a manhã, o público pôde assistir a apresentações culturais. (Foto Débora Favretto/MB Comunicação) 

Durante toda a manhã, o público pôde assistir a apresentações culturais. (Foto Débora Favretto/ MB Comunicação)

Neste ano, a ação foi pensada em conjunto com a Semana Inclusiva, realizada em todo o estado. (Foto Alessandra Favretto/ MB Comunicação)

O evento envolveu toda a comunidade. (Foto Débora Favretto/ MB Comunicação)

Coordenador do Núcleo de Cooperativas, Marciano Almeida. (Foto Alessandra Favretto/MB Comunicação) 

Veja também

Somando forças com o IPVS202212/05/22 O IPVS2022 conta com o apoio das principais entidades da suinocultura brasileira, como: Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa......

Voltar para (Blog)