Dia de Campo reúne 300 produtores de gado de corte em Imaruí no Sul do Estado
Iniciativa é do Sistema Faesc/Senar por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em parceria com o Sebrae/SC
A pecuária de corte em Santa Catarina recebeu um importante incentivo para o desenvolvimento com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Com o objetivo de reunir 300 produtores atendidos pelo programa no Estado, o Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sebrae/SC, promove neste sábado (11) o Dia de Campo Regional – ATeG Pecuária de Corte, em Imaruí, na região Sul. A programação iniciará às 09h30, na Fazenda Bela Vista, linha Tamborete.
A abertura do evento será efetuada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo e, na sequência, às 10h30 o coordenador estadual Antônio Marcos Pagani de Souza apresentará os resultados obtidos com o projeto de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). “A inseminação dos bovinos, desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae, possibilitou um avanço no número de vacas prenhes. Esses resultados demonstram que a produção de gado de corte é tão rentável quanto outras cadeias produtivas”, salienta Pedrozo.
Pagani observa que o programa visa oportunizar a evolução no nível de gestão, aumento da produção com o incremento da renda líquida, melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Ao todo, 28 grupos, pertencentes a 27 Sindicatos Rurais fazem parte do programa que abrange 73 municípios.
O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi destaca que a ATeG em pecuária de corte está presente nas regiões do planalto serrano, oeste, norte, meio oeste, extremo oeste e sul. “O programa é totalmente gratuito aos produtores rurais, os quais são beneficiados com uma visita técnica e gerencial por mês pelo período de dois anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias”.
Às 11 horas o supervisor técnico da ATeG Luis Henrique Correia explanará sobre “Manejo reprodutivo e genética dos rebanhos”. Às 11h30 o diretor-executivo do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) Davi Teixeira palestrará sobre “Planejamento e gestão financeira de propriedades rurais”.
Os cases dos produtores rurais Arnaldo Bes Batii e Jorge Felisberto serão apresentados às 12h e às 12h30 o painel “Intensificação produtiva das propriedades rurais da região litorânea” e o debate com os produtores rurais será apresentado por Marília Terra Lopes da SIA. O almoço está programado para as 13 horas e o encerramento para as 14h.
10º SBSBL debate o impacto financeiro na criação de novilhas10/Nov/202110/11/21há 3 anos Quarta-feira, 10 de Novembro de 202110/11/2021A criação de bezerras e novilhas é um dos principais setores com alta demanda de mão de obra em uma propriedade leiteira e nem sempre recebe a atenção necessária. Porém, é fundamental para o......
Exportação de carne suína catarinense cresce 29% no mês de julho17/Ago/202117/08/21há 3 anos Terça-feira, 17 de Agosto de 202117/08/2021Principal produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina segue ampliando sua presença no mercado internacional. Em julho, o estado alcançou o faturamento de US$ 133,5 milhões, com 53,2 mil toneladas embarcadas. O......