Caracterizado por uma patologia crônica degenerativa que causa amolecimento da cartilagem da patela, podendo destruí-la, a condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que provoca dor e inflamação. As mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença, mas o problema também é comum em atletas como jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores, independentemente do gênero.
Não há um consenso sobre as causas do problema, mas segundo os especialistas, o estresse em função de movimentos repetitivos nas articulações do joelho pode favorecer o surgimento da condromalácia patelar. A doença também pode estar relacionada a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril ou a um trauma no local.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann menciona, ainda, outros fatores que podem estar relacionados às origens da doença como, por exemplo, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade e falta de alongamento e artrose. A doença é dividida em quatro níveis que variam conforme sua gravidade. Independentemente do grau diagnosticado, o problema pode causar muita ou nenhuma dor. Outro aspecto importante a ser destacado é que em função da inflamação, podem ocorrer crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.
Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, o médico indica uma compressa de gelo. O tratamento é feito com medicação e fisioterapia – medida que normalmente cura a doença. Após melhoria dos sintomas é essencial o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto. O uso de calçados adequados tanto para fazer exercícios quanto no dia a dia é essencial para não agravar o problema. Para as mulheres, a recomendação é deixar de lado o salto alto, pois ele retrai a musculatura posterior, que deve estar alongada nas pessoas com condromalácia patelar.
FALB incentiva a sustentabilidade com palestras em unidades da Aurora Coop07/Jul/202207/07/22há 3 anos Quinta-feira, 07 de Julho de 202207/07/2022O cuidado com o meio ambiente representa um dos pilares da sustentabilidade e as ações de preservação são essenciais para o futuro do planeta. Pensando nisso, a Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), entidade......
6ª Brasil Sul Milk Fair reúne empresas do setor de bovinocultura em Chapecó04/Nov/202204/11/22há 3 anos Sexta-feira, 04 de Novembro de 202204/11/2022Promovido pelo Nucleovet, evento acontece na próxima semana (dias 8, 9 e 10), concomitantemente ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite...