Levantamento aponta contribuição da campanha para dinamizar economia
Para avaliar os resultados obtidos com a 1ª edição do Descontaço Caxambu e verificar o impacto econômico no comércio local, a Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul realizou levantamento com as empresas participantes da campanha, que aconteceu no dia 11 deste mês, seguindo todas as recomendações sanitárias de prevenção à covid-19. A iniciativa faz parte das ações propostas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com a agente de desenvolvimento, Josiane Agostini, a campanha, que proporcionou aos consumidores descontos em produtos e serviços de até 70% e condições diferenciadas de pagamento ofertados pelo comércio, foi muito bem avaliada pelos empresários. “Foram convidadas 88 empresas entre prestadores de serviço e do comércio, das quais 45 empresas participaram da campanha. Responderam ao questionário 37 empresários e de maneira geral, a satisfação do evento foi de 86%, com atribuição das notas 8 a 10 na escala de avaliação. Apenas 14% concederam notas inferiores a 7”, argumenta.
O impacto econômico no comércio local também foi positivo, porque a campanha trouxe novos clientes para 78% das empresas participantes. Josiane ressalta que outro ponto favorável foi o aumento no fluxo de recursos na economia porque 97% dos empresários confirmaram a presença no evento de seus clientes tradicionais.
Ao avaliar as vendas efetivas, 92% dos empresários confirmaram comercializações no dia da campanha. “Algumas empresas ainda não finalizaram o levantamento do faturamento durante a ação promocional, enquanto que outras apontaram ganhos que variam de R$ 1.000 a R$ 100 mil”, comenta Josiane. No comparativo do Descontaço Caxambu com o valor vendido habitualmente no mesmo período da loja, 68% responderam que foi superior.
O levantamento também avaliou a organização da campanha com atribuições de notas de zero a dez e de que maneira o empresário teve conhecimento sobre o Descontaço, sendo que 100% afirmaram que foi pela atuação da Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul. O questionário também abordou nota de satisfação com os resultados alcançados na ação e se participariam novamente em uma próxima edição (dos participantes 97% afirmaram que estariam em uma edição futura).
“Muitos empresários comentaram que acharam a campanha excelente, principalmente pela divulgação e pela valorização do comércio local. Alguns sugeriram ampliar os dias de promoção e outros recomendarem pensar em uma estratégia mensal. Estamos felizes com todos os resultados, principalmente por essa união Poder Público e setor empresarial”, enfatiza o prefeito Glauber Burtet.
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