Declaração do ITR e Ganho de Capital é foco de treinamento do Sistema FAESC/SENAR em Chapecó
Treinamento iniciou nesta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira, dia 25, em Chapecó.
Valorizar e qualificar os recursos humanos que integram o Sistema Sindical Rural para que ofereçam uma eficiente prestação de serviços aos produtores rurais. Esse é o objetivo da capacitação sobre a Declaração de Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital que teve início nesta quarta-feira (23) e segue até sexta-feira (25), em Chapecó. A iniciativa é do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
A coordenadora de Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, conduziu a abertura do evento e salientou que o encontro, nesses três dias de trabalho, visa aperfeiçoar conhecimentos para auxiliar, da melhor forma possível, o produtor rural no cumprimento de suas obrigações. “Precisamos estar preparados para atendê-los de forma eficiente, oferecendo atendimento de qualidade e expandindo os serviços disponíveis. Isso atrairá os produtores a buscarem atendimento no Sindicato Rural e é fundamental para garantirmos que todos tenham suas demandas plenamente resolvidas”.
Ao representar o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da Faesc, Luiz Carlos Travi, lembrou que os Sindicatos Rurais surgiram graças à união dos produtores que não mediram esforços para buscar estratégias para desenvolver o setor produtivo. “E vocês, secretárias e demais profissionais da equipe, são fundamentais para atender e dar o melhor direcionamento, ao produtor, sobre como deve agir para cumprir com suas obrigações. O agronegócio é um dos pilares do nosso estado e precisamos de pessoas que pensem no futuro do segmento. Temos orgulho por trabalharmos com excelência e seguimos firmes para elevar cada vez mais a qualidade da nossa produção”.
O supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa, também frisou a importância da iniciativa para capacitar as equipes dos Sindicatos, visando oferecer todo o suporte necessário, ao produtor, no que se refere à Declaração de Imposto Territorial Rural e Ganho de Capital. “Essa capacitação é uma grande ferramenta e representa uma excelente oportunidade para aperfeiçoar ainda mais o atendimento nas entidades sindicais”.
Em seguida, o palestrante Seres Baum (WGI – Work Group International SS EPP) iniciou a capacitação com a discussão de temas como: Declaração do ITR (DITR), Legislação e novidades no Programa do ITR 2023; Definição do ITR, fato gerador e período de apuração; Obrigatoriedade de apresentação; NIRF – número de inscrição – obrigatoriedade; CAFIR – Cadastro de Imóveis Rurais (inscrição, atualização e cancelamento).
Outros assuntos em destaque ao longo dos três dias estão relacionados ao CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais e SNCR – Sistema Nacional de Cadastro Rural; Imunidade e Isenções – Hipótese; Quem é contribuinte e quem pode ser responsável; Aquisição de imóvel rural e domicílio tributário; Composição da área total; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Ato Declaratório Ambiental (ADA); Ganho de Capital na Atividade Rural: Operações sujeita a tributação; Casos especiais de apuração e Ganho de Capital; Programa Gerador da Declaração do ITR 2023 e exercícios (cases), entre outros.
José Zeferino Pedrozo ressaltou que a capacitação que ocorrerá também em Florianópolis na próxima semana é fundamental para que as equipes dos Sindicatos Rurais estejam atualizadas e preparadas para orientar os produtores rurais sobre o correto preenchimento da declaração e demais aspectos que envolvem o ITR. “Aprofundar conhecimentos sobre Ganho de Capital também é importante para que nossos representantes nas bases auxiliem o setor produtivo sobre as operações sujeitas à tributação, os casos especiais de tributação, entre outras questões previstas na legislação tributária”.
PRÓXIMO TREINAMENTO
O treinamento também será realizado nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro (de quarta a sexta-feira), no auditório do Hotel Intercity Florianópolis. A programação inicia as 8 horas no primeiro dia com abertura com participação de representantes da Faesc, do Senar/SC e do Sindicato Rural da região.
Evento reúne equipes dos Sindicatos Rurais.
Objetivo e qualificar os recursos humanos que integram o Sistema Sindical Rural para que ofereçam uma eficiente prestação de serviços aos produtores rurais.
Iniciativa é do Sistema Faesc/Senar e reúne equipes de vários Sindicatos Rurais.
Veja também
Países do ‘BRICS’ debatem como alavancar qualificação para indústria 4.004/Ago/202204/08/22há 2 anos Quinta-feira, 04 de Agosto de 202204/08/2022Grupo de trabalho é liderado pelo SENAI, entidade da FIESC, e inclui representantes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul; objetivo é criar estratégias para promover a capacitação padronizada entre os países...
Um pesadelo chamado cólica renal08/Jul/202208/07/22há 3 anos Sexta-feira, 08 de Julho de 202208/07/2022A crise de cólica renal se caracteriza pelo aparecimento súbito de uma dor de forte intensidade na altura do rim (região lombar), geralmente em um dos lados e, mais raramente, em ambos os lados....
Primeiros cursos online do SESCOOP/SC têm mais de 100 participantes18/Jun/202018/06/20há 5 anos Quinta-feira, 18 de Junho de 202018/06/2020O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) realizou os primeiros cursos online abertos ao público nesta semana. No primeiro dia, a capacitação sobre Escrituração......