De portas abertas: Papai Noel espera os visitantes em seu lar em Chapecó
A casinha é uma iniciativa da CDL Chapecó, parceira da Prefeitura, e está localizada no Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC)
C.D.G, de 12 anos, afirmou que o Papai Noel renova a esperança e a motiva a acreditar em seus sonhos. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)
A Casinha do Papai Noel abriu oficialmente na noite de segunda-feira (24) em Chapecó. Com o som do sino anunciando sua chegada, o bom velhinho apareceu para receber as crianças e famílias no espaço decorado. Um encanto que envolveu bebês recém-nascidos até aqueles que já somam anos de contato com o Papai Noel. Esse é o caso de C.D.G, de 12 anos, que chegou ao espaço que, para ela, era “bem familiar” e demonstrou a saudade de abraçar e conversar com o Noel, como alguém que sabe que precisa aproveitar sua breve temporada aqui até o próximo ano. “Ele renova a esperança e me motiva a acreditar nos meus sonhos”, afirmou.
Às vezes, o que parece tão óbvio e comum no cotidiano de muitos chapecoenses é extraordinário aos olhos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Ao visitar o quarto do bom velhinho, C.D.G revelou ingenuamente um desejo que cresce em sua mente. “Sou venezuelana e moro há três anos no Brasil. Meu pai não tem dinheiro suficiente, então ainda nos falta muito. Meu maior sonho é ter uma cama, porque ainda durmo no chão.”
É com o intuito de atender pedidos que emocionam e tornar o Natal de mais famílias felizes que a CDL Chapecó (Câmara de Dirigentes Lojistas), além de manter a casinha do Papai Noel, incentiva as crianças de comunidades que enfrentam desafios socioeconômicos a levarem suas cartinhas. “Com esse projeto, todos os anos a CDL motiva que os chapecoenses que se envolvem na magia do Natal e têm condições financeiras para apoiar a campanha adotem uma cartinha. Assim, como os sonhos de C.D.G, em nossos bairros existem muitas crianças com necessidades e sonhos que podemos realizar”, destacou o presidente da CDL Chapecó, Édson Demétrio Piana.
Estudar é uma regra para C.D.G. Desde que chegou ao Brasil, aprendeu a língua portuguesa com rapidez. “Primeiro pelo contato com a escola, mas como não era suficiente, também assisti muitos vídeos para ser fluente. E meu pai sempre incentivou. Ele me disse que, se eu me dedicar, posso me tornar o que eu quiser. Talvez, ser fotógrafa. Às vezes pego um objeto qualquer e imagino que é uma câmera e que posso fotografar o mundo todo com ela. Ou ser principalmente uma médica veterinária. Meu sonho é cuidar dos animais, eles precisam de amor e proteção”, frisou.
O Papai Noel não escondeu o orgulho que sentiu ao ouvir tantos sonhos e relatos. “Há dez anos levo alegria para as crianças e sempre as motivo a estudar, porque todas nossas realizações começam pela educação. Precisamos acreditar nos sonhos do coração. A união da família e a fé sustentam toda a força de vontade. É por isso que o Natal tem essa magia bonita, porque representa a conexão de tudo o que nos move ao desejo de realizar nossos propósitos ao lado de quem amamos. Precisamos acreditar no possível e no impossível apesar das dificuldades, porque a fé nunca falha”, expôs o bom velhinho, que desejou encanto, paz, amor e prosperidade para todas as famílias neste Natal, acompanhado do seu tradicional riso contagiante: hou, hou, hou.
A casinha, localizada no Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC), em frente à Praça Coronel Bertaso, estará aberta das 18h às 22h, de segunda a segunda, até o dia 21 de dezembro.
No ventre da imunidade: construção de leitões mais fortes para o amanhã16/Jul16/07há 4 meses Quarta-feira, 16 de Julho de 202516/07/2025No Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), Álvaro Menin mostrará como microbiota, biorremediação e estratégias podem tornar os primeiros dias do leitão a chave para suinocultura saudável e eficiente...