Postado em 16 de Dezembro de 2019 às 17h11

“De Olho na Qualidade Rural” ajuda família a identificar necessidades da propriedade

Desde 2014, o casal Julio e Marilei Marcon assumiu a propriedade da família, que está localizada na Linha Vitória, em Iporã do Oeste. Ao aceitarem o convite para participar do curso “De Olho na Qualidade Rural”, os dois não imaginavam o quanto eram necessárias mudanças no local e o quanto as adequações seriam de fato transformadoras para a rotina da família.
A ação, que faz parte do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”, é realizado em parceria com entidades e cooperativas. A intenção é buscar colaborar para a organização do ambiente de trabalho, eliminação de desperdícios, preservação do meio ambiente e da saúde das pessoas, com mais satisfação e autoestima.
Numa área de 30,5 hectares, a empresa rural desenvolve como principais atividades a produção de soja e milho e a avicultura de corte. Os aviários alojam cerca de 19 mil aves e a família é associada à Cooper A1. Com experiência adquirida no trabalho em fazendas do Mato Grosso, antes de assumir a empresa familiar, o casal busca a certificação como “Propriedade Rural Sustentável”, resultado herdado pelo patriarca da família. Marilei também é comprometida na comunidade como parte da liderança do Núcleo Feminino da Cooper A1.
A partir do curso, com a orientação e o acompanhamento das atividades realizadas pela consultora credenciada ao Sebrae/SC Rosane Maria Haselstron de Souza, a família se deu conta das lacunas presentes no local para o andamento das atividades diárias e se dedicou a colocar a mão na massa para realizar as mudanças. “O trabalho ocorreu de forma muito tranquila na propriedade e todos participaram de cada etapa efetivamente. Colaboração, cooperação, desprendimento, responsabilidade e agilidade foram as palavras-chaves do curso para esta família”, relata a consultora.
Após melhorar os aspectos de organização das ferramentas e dos espaços, descarte de materiais e aparência da propriedade, a família pretende implementar outras melhorias, como a construção de um quiosque e a instalação de energia fotovoltaica.
O casal destaca que não terá problemas em manter o que foi feito até o momento. “O programa contribuiu para a melhoria da qualidade geral dos serviços e trouxe benefícios a todos que convivem no local. Ocorreram melhorias no ambiente, nas condições de trabalho, na diminuição de riscos e acidentes, trazendo eficiência e qualidade aos processos”, afirma Julio.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Coasgo e Cooperalfa. 

Veja também

Voltar para (Blog)