Postado em 14 de Outubro às 17h28

De 25 a 27 de Outubro: 5º Startup Weekend Chapecó - empreendedorismo e inovação

Para compartilhar ideias, formar equipes e criar novas startups será realizado no período de 25 a 27 de outubro o Startup Weekend Chapecó Desbravalley, na JCI Chapecó. O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars - que é dedicada ao fomento do empreendedorismo e à criação e fortalecimento das comunidades de startups no mundo, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC. Participarão do evento de 54 horas de duração, em um fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designer e entusiastas.
No evento o participante poderá apresentar sua ideia ou ouvir conceitos de outros integrantes, depois votará na proposta mais interessante, a partir disso são formadas equipes para aprimorar a concepção. As ideias podem abranger questões sociais, educacionais, financeiras, ambientais ou outras. Durante o sábado e o domingo os times trabalham para encontrar um modelo de negócio e um protótipo do mínimo produto viável (MVP) que se adapte às necessidades do cliente-alvo. 
“A metodologia diferenciada desse evento viabiliza um espaço para providenciar uma equipe de trabalho, criar um protótipo da ideia, validar seu plano de negócio e receber orientações de empreendedores experientes. A intenção é que o participante conheça pessoas e possa realmente começar uma empresa, construir relacionamentos com os mentores e aprender com os colegas. Assim, o evento se torna um fórum de colaboração para compartilhar, aprender, construir e se divertir”, explica o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla.
Entre os mentores dessa iniciativa estão: o product lead for search at Google Keiko Mori, o diretor de novos negócios Moskit Kaiuá Freitas, o gestor de inovação Sebrae/Inovabra Habitat Thiago Cunha, o analista de marketing João Malossi, o CEO e co-founder at Hiper Thiago Vailati, a coordenadora de suporte e integração na Moblee Katyany Zimmermann, a executiva no Polo Inovale Jéssica Dayane Silva, o diretor da Elo Ideias Gustavo Damschi, a designer Duana Scussiato, o co-founder e líder de estratégia na Chaminé Pablo Eduardo Frandoloso, o software engineer at growthHackers Rodrigo Cabeludo, a CEO e nutricionista na OMA Tati Deiss, a sales development representative at Pulpo Nathana Zys, o co-founder e CTO da EducaMaker Henrique Camargo e o professor IFC Ricardo Antonello
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (25) o credenciamento inicia às 18 horas. Na sequência, às 19 horas, ocorre o “Café e Networking”, com a degustação de petiscos, oportunidade para compartilhar ideias, praticar “pitches” (apresentação rápida de um produto ou negócio) e conhecer os participantes. Às 19h20 serão transmitidos avisos gerais, com apresentação da agenda do fim de semana, dos palestrantes, dos mentores, dos facilitadores e dos líderes comunitários. Todos os participantes terão a oportunidade, às 19h30, de apresentar seu negócio e “vender seu peixe em um minuto”. Logo depois, às 21 horas, haverá votação, na qual todos os inscritos no evento podem participar. Às 21h15 está prevista a formação de times, quando os autores das ideias mais votadas convidam pessoas para ingressar em sua equipe. Para encerrar as atividades de sexta-feira, às 22 horas, serão formalizadas as equipes, com a identificação de habilidades de cada integrante.
No sábado (26), as atividades iniciam às 8 horas com café da manhã, seguido de palestra sobre validação do problema. A partir das 9 horas as equipes formadas se reúnem para desenvolver o trabalho. As atividades serão retomadas às 14 horas com a palestra sobre o mínimo produto viável (MVP), abordando qual é o valor mínimo que o produto precisa para ser lançado. Logo depois, às 14h30 e às 19 horas, ocorrem o “check-in” quando as equipes elaboram relatório e podem solicitar ajuda. As atividades encerram com jantar às 20 horas.
No domingo (27), às 8 horas está previsto café da manhã, seguido de palestra de orientação sobre pitch. Às 9h30 ocorre o “check-in”, quando os participantes buscam a evolução de suas ideias com a colaboração de mentores. Às 11 horas haverá treino de apresentação dos pitchs, seguido de almoço. As atividades serão retomadas às 14 horas com apresentação dos pitchs, para troca de orientações e aprimoramento. Para finalizar, às 16 horas, haverá apresentação dos negócios ou produtos para uma banca de jurados e especialistas do assunto. Os resultados finais serão apresentados às 17h30.
PROMOÇÃO
O Startup Weekend é uma das ações do Projeto Startup SC, que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o território catarinense. A iniciativa é do Sebrae/SC com patrocínio da Ágora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Foresee, Indyxa, Involves, Multilog, NSC, PagueVeloz, ProJuris, Softplan e Silva Santana&Teston. De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC, Alexandre Souza, o principal objetivo é fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado. Entre as atividades do projeto, estão: programa de capacitação startup SC; Meetup Startup SC; missões internacionais; Startup Summit e programa capital empreendedor.
O evento de Chapecó conta com a patrocínio do: Sebrae, Unochapecó, UFFS, Uceff, Unoesc, Senac, Grupo GV, Renovigi, Chopp Dalla, Clic Sushi, Sicredi, PackID, Mogano Premium Hotel, To Rocket, BS Áudio, Fenix, Giulietta, Full Fotos, Casa Make, Amplimed e Optidata.
INSCRIÇÕES

Veja também

Voltar para (Blog)