Postado em 08 de Junho de 2021 às 14h46

Curso sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico" inicia nesta quarta-feira

Instrutores do SENAR/SC participarão da capacitação que traz atualizações sobre a NR 31

 
Dez instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) participarão, a partir desta quarta-feira (9), do curso estadual on-line sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico". A capacitação segue até 11 de agosto e édestinada a multiplicadores que atendem produtores, aplicadores e técnicos. A promoção é da Epagri, Cidasc e Vigilância Sanitária.
O objetivo do SENAR/SC, ao inscrever os instrutores, é oferecer atualização sobre a Norma Regulamentadora – NR 31. A norma, com texto redigido de forma mais clara e simplificada está em conformidade com a evolução dos processos produtivos, inovações tecnológicas e eventuais riscos gerados à segurança e à saúde dos trabalhadores no meio rural.
Uma das prioridades do SENAR/SC é oferecer capacitação aos instrutores sobre as legislações do trabalho e outros aspectos que visem o aperfeiçoamento profissional para ministrar cursos e treinamentos. “Além de manter atualizado o amplo e diversificado catálogo de cursos destinados aos produtores rurais, buscamos capacitar os nossos instrutores para que estejam preparados para oferecer os melhores treinamentos no campo conforme as atualizações de legislações e inovações do setor”, destaca o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.
O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, complementa que a capacitação dos instrutores será essencial para que esses profissionais possam levar informações atualizadas sobre segurança no trabalho e tudo o que envolve a NR 31 aos produtores rurais.
SOBRE O CURSO
O curso “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico" conta com 10 módulos de conteúdo programático. O primeiro, no dia 9 de junho, abordará o tema “Implicação dos agrotóxicos à saúde”. Serão discutidas ações do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPA) com foco na saúde do agricultor e familiares; monitoramento de populações exportas a agrotóxicos; importância da prevenção da intoxicação; uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); além de como proceder na ocorrência de intoxicação.
A programação também inclui a abordagem dos seguintes módulos: Resíduos tóxicos na rizicultura; Marco regulatório de agrotóxicos, Receituário agronômico e comércio e uso de agrotóxicos; Monitoramento/qualidade dos alimentos; Ferramentas SIGEN e e-Origem; entre outros temas com aulas on-line que seguem até o dia 11 de agosto de 2021.
Em 2022 será programado um módulo em Centro de Treinamento para os técnicos que tiverem 70% ou mais de participação no curso virtual em 2021.
 

Veja também

Programa Mulheres do Agro reúne produtoras rurais em Rio do Sul e Mafra22/10/19 A produtora rural Cirlene Tarachucky Rosa, de Rio Negrinho, possui uma propriedade com aproximadamente 900 metros quadrados de estufas para produção de hortaliças, que são comercializadas em uma rede de supermercados do município. Quando iniciou, há seis anos, foi buscar conhecimento em São Paulo, Minas Gerais e Florianópolis. “Comecei com o cultivo de......
Um olhar para a vida03/01/23 Deisy Parnof, Psicóloga Clínica CRP/12-09221 - Unimed Personal, e Tatiane Sberse, Psicóloga Clínica CRP/12-22938 - Medicina Preventiva Unimed Chapecó...

Voltar para (Blog)