Curso de elaboração de projetos incentiva a captação de recursos para otimizar investimentos públicos
Seis servidores municipais de Chapecó participaram, nesta semana, do Curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, no Hotel Slaviero Essential, no bairro São Cristóvão. A iniciativa foi do Sebrae/SC para os municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste catarinense. O objetivo foi apresentar o conceito de captação, seus princípios e requisitos e explorar os seus fundamentos, a partir da construção de um plano de captação de recursos e do debate sobre os vários aspectos dessa competência.
A instrutora e palestrante Tatiane de Jesus conduziu o curso a partir das temáticas sobre o porquê captar recursos, em quais contextos os municípios estão inseridos na captação e quem são os financiadores que proveem recursos para o Poder Público (Governo Federal, organizações estrangeiras, setor privado). Também abordou os desafios enfrentados para elaborar projetos e captar recursos, modelos de financiamento, prioridades, metas e estratégias, análise de editais, elaboração de propostas, comunicação efetiva e ações para o fortalecimento da captação de recursos nos municípios.
Para a doutora em Serviço Social e servidora pública, Aline Fátima do Nascimento Magro, – que atua na área de projetos sociais e na gestão da política de assistência social de Chapecó – o curso foi conduzido com excelência, sendo oportunizado diversos conhecimentos e a troca de experiências, no que se refere a captação de recursos e projetos. “É um processo que envolve planejamento, análise de editais, pesquisa de dados e indicadores, capacidade de negociação, avaliação e qualidade na formulação, dando necessária observância às prioridades governamentais e da população, em consonância com o elegido pelas estruturas financiadoras”, comentou.
Segundo Aline, há diversas fontes e tipos de financiamento, sejam governamentais, emendas parlamentares, financiadores externos, privados, instituições e fundações. A área de projetos e captação requer formação profissional constante e perfil propositivo, investigativo, com competência de comunicação, flexibilidade, monitoramento, interrelações, articulação, diálogo e mediação. “Agradeço a oportunidade de participar dessa importante capacitação proporcionada pelo Sebrae/SC para agregar conhecimentos e habilidades, contribuindo com meu exercício profissional. Parabenizo aos organizadores pela formação, pois são verdadeiros parceiros do desenvolvimento regional!”.
Além da Aline, representaram o município de Chapecó: André Luiz Cecchin (professor da Fundação de Esportes de Chapecó), Chaiane Camila Dalla Costa (diretora de captação de recursos), Graciela Novakowski Heckler (gerente de saneamento), Kadigea Karine Dalapossa (administradora financeira) e Nathalia Rosa Walter (auxiliar administrativo).
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a transformação local pela implantação de políticas públicas de desenvolvimento. “Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o programa permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas para fomentar o desenvolvimento econômico local”, explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl.
Programa Sorrindo no Campo atende mais de 280 crianças em escola de Itapema13/Out/202213/10/22há 2 anos Quinta-feira, 13 de Outubro de 202213/10/2022Dois dias de muito conhecimento transmitido de forma simples, prática e lúdica. Assim foi o Programa Sorrindo no Campo realizado, neste mês, na escola Municipal EMEB Vereador Paulo Reis, no Bairro Sertão do Trombudo, em Itapema......
Empresas do oeste de SC participam da maior feira de inovação da América Latina08/Out/202108/10/21há 3 anos Sexta-feira, 08 de Outubro de 202108/10/2021 A demonstração de como funciona um autenticador facial, que proporciona 100% de segurança para a empresa em relação a veracidade do registro ponto do colaborador,......