Postado em 01 de Março de 2023 às 14h11

Cunha Porã aposta no crescimento local com base no empreendedorismo

Município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae e recebeu agenda setorial com diagnóstico de prioridades de atuação

Entrega da agenda setorial ao secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Ariel José Henn.


Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, o município de Cunha Porã, localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, tem na agricultura a principal base econômica. O setor contribui com 64,10% do valor adicionado ao movimento econômico e os segmentos da indústria, comércio, telecomunicações e transporte com 35,9%. Em franco desenvolvimento, o município vem apostando em iniciativas que fomentam e potencializam a economia local de maneira sustentável.
Recentemente o município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) e recebeu do Sebrae/SC a agenda setorial. No documento consiste necessidades dos principais setores econômicos do município. Com base nessas informações, o ATS presta consultoria e acompanhamento na implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Ariel José Henn, destaca que esse é um trabalho realizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal de Cunha Porã, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Associação Empresarial, Comercial e Industrial com foco no crescimento das atividades econômicas do município.
Henn explica que, inicialmente, na agenda setorial, o município focou nos setores da indústria, comércio e turismo e já teve como resultados a possível criação de um núcleo da indústria junto a Associação Empresarial. Nos últimos dois anos Cunha Porã trabalhou intensivamente com cursos e capacitações.
Entre eles o secretário destaca: cursos de costura industrial básico e avançado; capacitação em boas práticas de fabricação para restaurantes; prospera MEI 1 e 2 com rodada de negócios; Caravana do Emprego, Programa Pró Empresa subsidio de juros, além da implantação do novo Distrito Industrial com 24 lotes e mais de R$ 5 milhões em investimentos. “Dentre outras ações importantes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento de Cunha Porã ”, cita o secretário. 
Seguindo com o mesmo intuito, o município também formalizou a assinatura do termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. “O objetivo é fomentar, ainda mais, o desenvolvimento econômico, incentivar o empreendedorismo e criar ambientes favoráveis aos negócios. Esses dois programas contribuirão muito para que a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sigam com ações voltadas ao crescimento local”, acrescenta.
O secretário ressalta, ainda, que, desde novembro de 2022, o município vem fomentando, por meio do ATS, o segmento de turismo com a intenção de atrair mais visitantes e, consequentemente, gerar fluxo de dinheiro na economia, fortalecer os pequenos negócios locais e incrementar o movimento econômico.
“Temos paisagens espetaculares no interior e atrativos na área urbana, por isso pretendemos elaborar uma rota turística no município. Os próximos passos serão dados com o Cidade Empreendedora que viabilizará consultoria nessa área. Isso somará com as ações desenvolvidas com a Entidade Empresarial, que tem Núcleo de Turismo e Gastronomia, e com a Administração Municipal”, reforça.
FOCO NO EMPREENDEDORISMO
A partir da adesão do ATS o município de Cunha Porã identificou e elencou estratégias por meio do trabalho do agente territorial Oender Pagliari. Entre elas, se destacam a qualificação de pessoas para atuar nas empresas locais e o desenvolvimento de políticas e ações que incentivem os jovens a permanecerem no município.
 “Os empreendimentos locais precisam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, explica o gestor regional do programa ATS no oeste, Réges Chimello.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Sebrae/SC entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial.
“O foco do Sebrae/SC está em articular a criação, o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que promovam nas diversas esferas, desde a concepção, análise e divulgação das melhores práticas, até a orientação às lideranças públicas sobre marcos legais de interesse dos pequenos negócios. O ATS e o Cidade Empreendedora são dois programas do Sebrae/SC que auxiliarão no desenvolvimento econômico de Cunha Porã”.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Agenda setorial elencou prioridades de atuação para o desenvolvimento econômico de Cunha Porã.


Veja também

Declaração Anual: MEIs de Palma Sola contam com auxílio da Sala do Empreendedor 01/02/22   Para evitar dores de cabeça e problemas com a Receita Federal os microempreendedores individuais (MEIs) devem estar atentos ao prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) que já iniciou e prossegue até o dia 31 de maio de 2022. O MEI que tiver dúvidas sobre a declaração ou necessitar de auxílio para o preenchimento......
Senar/SC oferece 446 cursos gratuitos no mês de julho23/06/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), divulgou a lista de cursos gratuitos para o público do......

Voltar para (Blog)