Cuidados para manusear alimentos e receber delivery
Nas vésperas do fim de semana, muitas pessoas planejam como aproveitar o lazer em casa, respeitando as medidas de prevenção da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o isolamento social, essencial no combate da disseminação do novo coronavírus, foram adiados os costumes de frequentar bares, lanchonetes e restaurantes. Para aproveitar a programação de lives, novelas e filmes, o Delivery se tornou o novo queridinho na hora de decidir o cardápio. Porém, a mobilidade ainda gera dúvidas sobre o manuseio correto de embalagens e alimentos.
No Fort Atacadista o atendimento é presencial, mas para auxiliar os empreendedores que investem na ferramenta para fomentar os negócios e os clientes que aderiram à praticidade da tecnologia, a nutricionista da loja de Chapecó, Letícia Tizziane, ressalta que regras simples tornam a entrega segura. “Além de todo cuidado higiênico sanitário na preparação do alimento, quando os pedidos estiverem prontos, o portador dos pacotes deve entregar sem contato físico e respeitando o distanciamento seguro. Também é necessário cumprir o horário de entrega para evitar a proliferação das bactérias”, ressalta.
A nutricionista orienta aos consumidores a lavarem sempre bem as mãos e fazer desinfecção com álcool 70% após o manuseio de máquinas de cartão e ressalta que o pagamento por aplicativo é mais seguro. “Ao abrir a embalagem, caso esteja embrulhado em alumínio, sanitize antes de abrir, descarte o papel e mantenha o alimento em pratos limpos. Se for consumi-lo em outro horário, mantenha-o sob refrigeração”, salienta.
RESTAURANTES
Para evitar o contágio nas cozinhas de restaurantes, recomenda-se manter a área de manipulação de alimentos, objetos e superfícies limpos, secos e sem resíduos. Para frutas, vegetais folhosos e não folhosos orienta-se deixá-los em imersão com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, diluída em um litro de água, de 15 a 20 minutos. Em seguida, os vegetais devem ser lavados novamente com água tratada e corrente.
COMPRAS
Conforme o gerente do Fort Atacadista Ederson Fiorese, a sanitização precisa funcionar em todos os ambientes, pois antes do preparo das refeições, produtos e condimentos são adquiridos em atacarejos. “Todos os cuidados são necessários para manter a segurança das pessoas e garantir produtos sanitizados. Na loja, os carrinhos e cestas são desinfetados, assim como bancos, cadeiras, máquinas de cartão de crédito, telefones, telas, balcões de atendimento e todos os pontos de contato. Também disponibilizamos álcool em gel e monitoramos as filas”.
Veja também
Projeto Campo Futuro levanta custos de produção de arroz em Araranguá17/Jun/202217/06/22há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 17 de Junho de 202217/06/2022O terceiro painel do Projeto Campo Futuro realizado nesta semana ocorreu em Araranguá, no sul do Estado, com o objetivo de levantar os custos de produção do arroz. A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Sistema Faesc/Senar-SC. O objetivo é analisar as......
Rota das ovelhas: novo atrativo turístico de Lajeado Grande30/Ago/202230/08/22há 1 ano e 6 meses Terça-feira, 30 de Agosto de 202230/08/2022A “Rota das ovelhas e sabores de Lajeado Grande”, no oeste catarinense, recebe os ajustes finais para receber os turistas da região nos próximos meses. O lançamento está previsto para setembro, com......
Sicredi Região da Produção realiza Assembleia Geral Ordinária07/Abr/202107/04/21há 2 anos Quarta-feira, 07 de Abril de 202107/04/2021Entre as pautas, destaca-se crescimento econômico da Cooperativa e evolução dos indicadores de satisfação dos associados...