Cuidados para manusear alimentos e receber delivery
Nas vésperas do fim de semana, muitas pessoas planejam como aproveitar o lazer em casa, respeitando as medidas de prevenção da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o isolamento social, essencial no combate da disseminação do novo coronavírus, foram adiados os costumes de frequentar bares, lanchonetes e restaurantes. Para aproveitar a programação de lives, novelas e filmes, o Delivery se tornou o novo queridinho na hora de decidir o cardápio. Porém, a mobilidade ainda gera dúvidas sobre o manuseio correto de embalagens e alimentos.
No Fort Atacadista o atendimento é presencial, mas para auxiliar os empreendedores que investem na ferramenta para fomentar os negócios e os clientes que aderiram à praticidade da tecnologia, a nutricionista da loja de Chapecó, Letícia Tizziane, ressalta que regras simples tornam a entrega segura. “Além de todo cuidado higiênico sanitário na preparação do alimento, quando os pedidos estiverem prontos, o portador dos pacotes deve entregar sem contato físico e respeitando o distanciamento seguro. Também é necessário cumprir o horário de entrega para evitar a proliferação das bactérias”, ressalta.
A nutricionista orienta aos consumidores a lavarem sempre bem as mãos e fazer desinfecção com álcool 70% após o manuseio de máquinas de cartão e ressalta que o pagamento por aplicativo é mais seguro. “Ao abrir a embalagem, caso esteja embrulhado em alumínio, sanitize antes de abrir, descarte o papel e mantenha o alimento em pratos limpos. Se for consumi-lo em outro horário, mantenha-o sob refrigeração”, salienta.
RESTAURANTES
Para evitar o contágio nas cozinhas de restaurantes, recomenda-se manter a área de manipulação de alimentos, objetos e superfícies limpos, secos e sem resíduos. Para frutas, vegetais folhosos e não folhosos orienta-se deixá-los em imersão com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, diluída em um litro de água, de 15 a 20 minutos. Em seguida, os vegetais devem ser lavados novamente com água tratada e corrente.
COMPRAS
Conforme o gerente do Fort Atacadista Ederson Fiorese, a sanitização precisa funcionar em todos os ambientes, pois antes do preparo das refeições, produtos e condimentos são adquiridos em atacarejos. “Todos os cuidados são necessários para manter a segurança das pessoas e garantir produtos sanitizados. Na loja, os carrinhos e cestas são desinfetados, assim como bancos, cadeiras, máquinas de cartão de crédito, telefones, telas, balcões de atendimento e todos os pontos de contato. Também disponibilizamos álcool em gel e monitoramos as filas”.
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