Postado em 23 de Novembro de 2020 às 13h16

Cuidado e inovação: setor de televendas contribui no gerenciamento de negócios na pandemia

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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            Durante a pandemia, os cuidados sanitários precisam ser redobrados. Para gerenciar os negócios cumprindo o distanciamento social, muitos empreendedores optaram pela praticidade de comprar produtos por telefone, manter a empresa ativa e seguir as orientações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento da covid-19. Alternativas inovadoras e que devem se tornar habituais para os empresários na pós-pandemia.
            O gerente do Fort Atacadista Chapecó, Éderson Fiorese, destaca que, desde que inaugurado no município, o atacarejo conta com uma equipe de televendas. “Preparamos nossos colaboradores para um atendimento rápido e de qualidade. Quando iniciou a pandemia da covid-19, as vendas por telefone aumentaram. Atendemos em média 120 clientes diariamente”.
Ivanete Maria Klaus é proprietária da empresa Sabor de Mãe, fundada em 2002, em Chapecó, com foco no ramo alimentício. Tornou-se empreendedora devido ao amor pela gastronomia e a criatividade ao preparar as próprias receitas. O seu negócio oferece uma variedade de produtos, desde bolos salgados, lasanhas, massas, pastéis, tortas, cupcakes, pães e até coffee break. Situada no bairro São Cristóvão, atende das 8h às 19 horas.
            Conforme Ivanete, o setor de televendas contribui para um atendimento de qualidade e resguarda sua saúde. "Meu filho me ajuda a administrar a empresa. Porém, devido à pandemia, hoje trabalho sozinha e com muita dificuldade, pois enfrentamos um ano atípico. Praticamente todos os ingredientes que utilizo no preparo das receitas são comprados por telefone. Outras facilidades em adquirir os produtos no atacarejo são os preços baixos, além de promoções, e a atenção especial dedicada ao meu negócio", destaca.
            O sonho de abrir o próprio negócio fez com que a empreendedora Miriam Teresinha Felippi compartilhasse o sabor das receitas de pastéis caseiros pela primeira vez em Chapecó em 1993. O carro-chefe da empresa Pasteca são pastéis fritos e assados, além de toda linha de lanches, porções, saladas e prato feito (somente ao meio-dia). Na capital do oeste, o estabelecimento fica localizado no centro da cidade e funciona das 11h às 22 horas.
            O início da pandemia reduziu em até 70% o faturamento da empresa. Atualmente, ainda há redução de aproximadamente 30% do rendimento em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com Miriam, este período traz uma série de incertezas. Buscar novas alternativas para gerenciar a empresa foi indispensável para superar as dificuldades, agilizar o tempo e manter as medidas de prevenção. “O setor de televendas facilita as compras. Geralmente, listo produtos in natura como frango, bacon, farinha e derivados do leite. O atacarejo organiza e separa os itens para retirada, o que contribui na qualidade do atendimento e da presteza da equipe. Um excelente trabalho”, avalia.
VANTAGENS
O gerente do Fort Atacadista Chapecó explica que a loja oferece atendimento personalizado. “Enviamos a cotação das mercadorias por WhatsApp ou informamos por telefone. Todos os itens, com diversos descontos, são separados para poupar o tempo dos clientes. Uma compra que poderia durar de 40 minutos a uma hora é reduzida em 5 a 10 minutos, necessário apenas para retirar e efetuar o pagamento, que pode ser realizado no dinheiro, no débito, por depósito bancário ou boleto de 7, 14, 21 ou até 28 dias. Cada procedimento foi planejado para ajudar o consumidor e restringir o acesso ao atacarejo neste período, resguardando a vida de todos e fortalecendo a parceria ‘Cliente amigo todo dia’”, evidencia Fiorese.

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