Postado em 30 de Setembro de 2022 às 11h48

Cordilheira Alta inicia em outubro seminários para definição do posicionamento estratégico do turismo

Fomentar o turismo é incentivar o fortalecimento de todos os segmentos econômicos, é instigar a diversificação de atividades empresariais no território, é motivar o empreendedorismo e valorizar a trajetória do município e de seus moradores. Com essa visão a Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, está elaborando o Plano Estratégico do Turismo, solução disponibilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC.
Até o momento foram realizados os levantamentos de dados de toda infraestrutura do município em seus diversos aspectos, como sistema de transportes e de comunicações, hotéis, locadoras, posto de informações, bares e restaurantes, opções de entretenimento e atrativos naturais, culturais e eventos programados. O próximo passo será de fazer uma análise de oferta turística, dos potenciais atrativos, equipamentos turísticos, serviços disponíveis, limitantes e aptidões. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas consultoras credenciadas pelo Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski.
A responsável pela Secretaria de Cultura Esportes e Turismo, Sonia Briancini, destaca que em outubro iniciarão os seminários para definição do posicionamento estratégico com a participação de lideranças locais, empreendedores do setor e a comunidade. “Nesses encontros debateremos os segmentos prioritários do turismo em Cordilheira Alta, elencaremos as prioridades locais, definiremos a vocação turística e optaremos em um produto cultural ou a identidade turística”, antecipa.
Trajetória
O município estabeleceu recentemente o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) composto por entidades, empresários e lideranças locais; conquistou a inclusão de Cordilheira Alta no novo Mapa do Turismo Brasileiro e alterou a nomenclatura da Secretaria de Cultura e Esportes para a denominação de Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, no Plano Estratégico do Turismo são realizadas consultorias com o objetivo de definir as estratégias e ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O trabalho envolve análises do mercado turístico (demanda e oferta); da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área; do quadro institucional; dos aspectos socioambientais; além da consolidação do diagnóstico estratégico, validação da seleção; análise swot participativa; missão e visão do turismo; estratégias para o desenvolvimento e plano de ação.  
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.    

Veja também

Marema incentiva competências empreendedoras nos estudantes da rede municipal15/06/21 Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de competências empreendedoras e para a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Com base nessa visão o município de Marema, no oeste catarinense, realizou reunião on-line para alinhamento das ações voltadas à educação empreendedora. A iniciativa faz parte do Programa Cidade......
Programa Mulheres Cooperativistas ocorre de forma descentralizada19/05/22 O programa Mulheres Cooperativistas é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e tem a finalidade de promover a sustentabilidade das cooperativas e do cooperativismo,......

Voltar para (Blog)