Cordilheira Alta inicia em outubro seminários para definição do posicionamento estratégico do turismo
Fomentar o turismo é incentivar o fortalecimento de todos os segmentos econômicos, é instigar a diversificação de atividades empresariais no território, é motivar o empreendedorismo e valorizar a trajetória do município e de seus moradores. Com essa visão a Administração Municipal de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, está elaborando o Plano Estratégico do Turismo, solução disponibilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC.
Até o momento foram realizados os levantamentos de dados de toda infraestrutura do município em seus diversos aspectos, como sistema de transportes e de comunicações, hotéis, locadoras, posto de informações, bares e restaurantes, opções de entretenimento e atrativos naturais, culturais e eventos programados. O próximo passo será de fazer uma análise de oferta turística, dos potenciais atrativos, equipamentos turísticos, serviços disponíveis, limitantes e aptidões. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas consultoras credenciadas pelo Sebrae/SC Karla Hall e Sílvia Nowalski.
A responsável pela Secretaria de Cultura Esportes e Turismo, Sonia Briancini, destaca que em outubro iniciarão os seminários para definição do posicionamento estratégico com a participação de lideranças locais, empreendedores do setor e a comunidade. “Nesses encontros debateremos os segmentos prioritários do turismo em Cordilheira Alta, elencaremos as prioridades locais, definiremos a vocação turística e optaremos em um produto cultural ou a identidade turística”, antecipa.
Trajetória
O município estabeleceu recentemente o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) composto por entidades, empresários e lideranças locais; conquistou a inclusão de Cordilheira Alta no novo Mapa do Turismo Brasileiro e alterou a nomenclatura da Secretaria de Cultura e Esportes para a denominação de Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, no Plano Estratégico do Turismo são realizadas consultorias com o objetivo de definir as estratégias e ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. O trabalho envolve análises do mercado turístico (demanda e oferta); da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área; do quadro institucional; dos aspectos socioambientais; além da consolidação do diagnóstico estratégico, validação da seleção; análise swot participativa; missão e visão do turismo; estratégias para o desenvolvimento e plano de ação.
Dia de Campo reúne produtores de gado de corte em Serra Alta14/Mar/202214/03/22há 3 anos Segunda-feira, 14 de Março de 202214/03/2022Mais um Dia de Campo foi realizado com sucesso no oeste catarinense. Desta vez, o evento ocorreu, recentemente, na propriedade de Renê Acácio Magrin no município de Serra Alta, reunindo aproximadamente 80 pessoas entre produtores de gado de corte, parceiros e organizadores do evento. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado......
Sistema FAESC/SENAR é apoiador do Interleite Sul 202419/Set/202419/09/24há 1 ano e 3 meses Quinta-feira, 19 de Setembro de 202419/09/2024Helder Jorge Barbosa, Luiz Carlos Travi, Grasiane Viêra e Jeam Carlos Palavro. (Foto: Divulgação)...
ATeG Pecuária de Corte promove oficina em Palmitos09/Dez/202109/12/21há 4 anos Quinta-feira, 09 de Dezembro de 202109/12/2021Os produtores do Programa Assistência técnica e gerencial (ATeG) com foco em Bovinocultura de Corte participaram de uma tarde de campo, na última semana, em Palmitos. O encontro, realizado na Fazenda Esperança, foi uma iniciativa do......