Postado em 30 de Junho de 2022 às 11h18

Cordilheira Alta disponibilizará oficinas criativas de artesanato

Capacitar agentes culturais, artesãos, artistas populares, designers e a cadeia ligada ao processo criativo de Cordilheira Alta para desenvolver produtos culturais e souvenirs que retratem a história e a identidade do município. Com essa intenção a Administração Municipal disponibilizará oficinas criativas de artesanato por meio do Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC. A iniciativa permitirá um posicionamento diferenciado no mercado consumidor porque os itens materializam as emoções dos visitantes ou dos moradores.
A primeira etapa prevê levantar a atual situação da atividade; identificar as matérias-primas existentes na região, principalmente as de origem natural; elencar outras habilidades ou técnicas que possam somar na diferenciação do produto; estabelecer a promoção e a comercialização aliada ao turismo; apontar os ícones para o desenvolvimento das oficinas e abordar as tendências na produção artesanal. Para a segunda fase estão previstas 40 horas de oficinas sobre: sensibilização e criatividade, desenvolvimento de produtos iconográficos, apresentação e embalagens e controle de qualidade e melhoramento de produto.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Sonia Briancini, o aprimoramento do artesanato local é visto com grandes expectativas pelo Poder Público, principalmente, da produção associada ao turismo. “Atualmente estamos consolidando alguns atrativos turísticos e fortalecendo esse setor em Cordilheira Alta e em paralelo buscamos alguns elementos para criar a nossa identidade cultural”, ressalta.
Sonia explica que recentemente a Administração Municipal adequou toda legislação do turismo e da cultura, o que permitiu inserir Cordilheira Alta no Mapa do Turismo Brasileiro. Essa iniciativa tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios identificados. A habilitação é importante para captação de recursos para investimentos no setor, além de ajudar a divulgar os atrativos turísticos do município.
“Queremos criar elementos dos quais os visitantes possam comprar e levar de recordação por conhecerem nossa história. Já iniciamos o levantamento de pessoas que se identificam com essa atividade e que poderão participar das oficinas criativas. Também pretendemos formar o grupo ‘Feito com Amor’, que identificará os profissionais com esse feeling para desenvolver seu potencial”, antecipa Sonia.  
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que as ações são voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo, a promoção da profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais que fomentam o setor turístico/cultural local.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.    

Veja também

Sicredi proporciona dia de autoconhecimento para mais de 800 mulheres em Chapecó, com Programa Ação Mulher04/07/22 Teve início no último sábado, (2), no Complexo de Eventos Tabajara, a edição 2022 do Ação Mulher Sicredi:programa destinado exclusivamente para mulheres, oportunizado pela Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, com o objetivo de despertar o potencial feminino das participantes, por meio do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Com a......
Páscoa gera otimismo no comércio16/03/21 Setor busca movimentar vendas em meio aos impactos da pandemia...

Voltar para (Blog)