Postado em 11 de Maio de 2023 às 09h48

Cooperativismo e união marcam Almoço Empresarial especial dos 76 anos da ACIC

Almoço Empresarial ocorreu nesta semana (Foto: Suellen Santin)

A história profissional e pessoal do médico e presidente da Unicred Desbravadora, Celso Marques Menezes, se funde com a trajetória da cooperativa de crédito. Ele compartilhou suas experiências no Programa Almoço Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta quarta-feira (10). Essa edição foi especial, com comemoração dos 76 anos da ACIC e homenagens.
Menezes trabalhava no Banco do Brasil no Rio de Janeiro e, ao abrir uma vaga na instituição em Chapecó, se mudou, em 1986. “Foi a melhor escolha que fiz na vida. A cidade me recebeu de braços abertos e as pessoas foram abrindo portas”, frisou. Além do trabalho no banco, Menezes tinha um consultório médico e começou a perceber o movimento cooperativista. Foi quando, junto com outros colegas médicos, pensou em criar uma cooperativa de crédito para cuidar do dinheiro da categoria e apoiar no desenvolvimento do setor na região. Foi nas dependências do Hospital Regional do Oeste (HRO), em 1995, que 51 médicos assinaram a ata que deu origem a então Unicred Chapecó. “A cooperativa funcionava em uma sala na Câmara de Vereadores, tínhamos uma estagiária e um contador”, lembra Menezes.
Com o passar dos anos, as agências de Chapecó, de São Miguel do Oeste e de Lages se fundiram, formando a Unicred Oeste Serra, ganhando mais força no mercado. Em 2017 um novo capítulo na história: a instituição se tornou uma cooperativa de livre admissão, o que significa que qualquer pessoa pode fazer parte, se tornando um cooperado. A ampliação também motivou a troca do nome para Unicred Desbravadora. Atualmente, possui 17 mil cooperados e 21 agências em 18 cidades de Santa Catarina, Paraná e, mais recentemente, Aracaju e Salvador, no Nordeste do país.
O diretor executivo da Unicred Desbravadora, Alexandre Franco, explanou sobre oportunidades e o que esperar da economia num futuro breve. Ele falou sobre o mercado no Brasil e no mundo, inflação, crédito e taxa de câmbio. “Dos países do G20, o Brasil teve a sexta menor inflação no ano passado e o real foi uma das moedas que mais teve valor frente ao dólar. Diante do mercado mundial e da reabertura da China, o Brasil tem muitas oportunidades e as empresas que estiverem preparadas poderão surfar em boas ondas”, avaliou, ao acrescentar a necessidade de ter capacidade de adaptação às mudanças que ocorrem de maneira cada vez mais rápida.
HOMENAGEM
O Almoço Empresarial contou também com uma homenagem para o ex-presidente Maurício Zolet (in memoriam), que teve longa trajetória na ACIC. Zolet nasceu em Chapecó em 16 de janeiro de 1966 e tinha 56 anos. Graduou-se engenheiro agrônomo, pós-graduou-se pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Empresarial e, pela Unochapecó, em Desenvolvimento Gerencial. Também atuava como diretor da Zolet Fotografias e Zolet Imóveis. Exerceu a presidência da ACIC no biênio 2012/2013. Também ocupou a Vice-Presidência Regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) no período de 2017/2019.
            Os familiares de Zolet receberam uma tela como homenagem. A obra foi feita pela artista e ilustradora chapecoense Marlowa Pompermayer Marin.
 
ANIVERSÁRIO
A ACIC completou, nesta quarta-feira (10), 76 anos de fundação. Desde 1947, dedica-se ao empreendedorismo, à cidadania e ao desenvolvimento, com objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária. A ACIC desenvolve ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. Também coopera com os poderes públicos nas ações pertinentes ao livre exercício das atividades empresariais.
Ao defender o fortalecimento das empresas associadas, a entidade se engaja em campanhas que beneficiam Chapecó e todo o Oeste, contribuindo para o crescimento da região e para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, promove diversas atividades associativas, capacitações e eventos de interesse da classe empresarial, oferece uma gama de soluções empresariais e orienta os associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas.
O 1º vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Elson Otto, salientou que nesses 76 anos a ACIC se dedicou ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de Chapecó e do Oeste. Lembrou que a pró-atividade e a inovação da entidade em relação a diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento da classe empresarial, do município e da região culminou na conquista do Prêmio Inova +, da Facisc, entregue em novembro de 2022. A ACIC ficou em 1º lugar na categoria de associações empresariais com mais de 601 associados. A quantidade de ações, atividades realizadas e o controle do que é feito foram aspectos determinantes para a ACIC receber a premiação.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou a parceria com o poder público. “Ao longo de sua trajetória, a ACIC mantém uma estreita relação com o poder público. Isso soma forças na busca das nossas necessidades. A ACIC é um ponto de apoio importante. Chapecó tem esse diferencial, essa cooperação que contribui para o desenvolvimento”.
As oportunidades de networking e de conhecimento foram enfatizadas pelo presidente da ACIC, Lenoir Broch. “O Almoço Empresarial é um desses momentos que a ACIC disponibiliza aos associados”. Salientou a atuação da entidade com base em algumas prioridades da gestão de Maurício Zolet. “Como líder empresarial, ele priorizou as grandes causas regionais, entre elas a infraestrutura e a segurança pública. Falava muito em articulação, comunidade e diálogo. Tinha grande capacidade de agregação e forte sensibilidade social. Notabilizou-se pela conciliação e pelo envolvimento dos empresários nas questões de relevante interesse da sociedade. E é isso o que a ACIC faz: cobra e colabora”, sublinhou Broch.
EXPOSIÇÃO
A ACIC também valoriza a cultura e a arte do município e, para comemorar os 76 anos, apresenta, no corredor do condomínio Cesec, uma exposição do artista plástico chapecoense Xiko Bracht. Nascido em 1959, Xiko Bracht começou cedo sua vida artística, através da música e do desenho. Suas primeiras esculturas foram elaboradas em gesso, quando tinha 15 anos. Depois, passou para os entalhes em madeira e, em 1979, passou a se dedicar à produção de esculturas. Entre suas obras, está o Troféu Nelson Galina, entregue anualmente pela ACIC ao Empresário do Ano. A exposição continuará nos corredores do Cesec até o final deste mês.
O Almoço Empresarial teve apoio institucional da Aurora Coop, do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), da Dome, da Eko’7, do Sicoob MaxiCrédito, do Sicredi, da Unicred e da Unimed Chapecó.
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Fotos: Suellen Santin

Veja também

Voltar para (Blog)