Cooperação na Ponta do Lápis encerra atividades do ano
Estudantes apresentaram em mostras o que aprenderam sobre educação financeira no decorrer de 2022
Múltiplas experiências sobre educação financeira aliada à sustentabilidade foram as atrações de encerramento do ano de 2022 do programa social do Sicredi Cooperação na Ponta do Lápis, realizado em parceria com escolas.
Com o apoio das prefeituras, a Sicredi Região da Produção promoveu quatro mostras, nos municípios de Nonoai (RS), no dia 31 de outubro, Três Palmeiras (RS), em 1º de novembro, Chapecó (SC), dia 3, e Rio dos Índios (RS), 4.
O objetivo foi compartilhar com o público as lições ensinadas em sala de aula. Sob orientação dos professores, os alunos expuseram trabalhos pedagógicos feitos a partir de materiais recicláveis, a fim de demonstrar o que assimilaram a respeito da importância de equilibrar a preservação dos recursos com o desenvolvimento econômico e social.
Em bancas, as crianças ainda participaram da comercialização de produtos como doces, livros e artesanatos para aprenderem noções de pagamento e gestão de dinheiro. “Quem ganha com isso são as nossas comunidades. A partir daí, conseguimos construir uma sociedade mais próspera e organizada”, comentou a supervisora escolar Marilia Batistela, de Três Palmeiras.
Para a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, a experiência envolvendo quase 9 mil estudantes de 1º a 5º anos do ensino fundamental na cidade foi um sucesso em 2022. Por isso, a ideia é focar no tema empreendedorismo no próximo ano. “De grãozinho em grãozinho, tenho certeza de que vamos fazer a diferença nas famílias”, pontuou.
Já o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, agradeceu a parceria com as Administrações municipais e reforçou o propósito do Sicredi de incentivar o desenvolvimento das regiões por meio da cooperação. “Nossa instituição financeira cooperativa preza pela proximidade com as pessoas e trabalha para estimular a melhoria da qualidade de vida não só dos associados, mas também da sociedade como um todo. As mostras realizadas por meio do programa social Cooperação na Ponta do Lápis foram mais um exemplo de como o dinheiro investido no Sicredi retorna para as comunidades”, enfatizou.
O mundo é melhor quando é cooperativo e o Sicredi está sempre pronto quando o objetivo é crescer junto.
Veja também
Vantagens e desafios dos sistemas de alojamento free stall e compost barn11/Nov/202111/11/21há 3 anos Quinta-feira, 11 de Novembro de 202111/11/2021 A necessidade de aumentar a produtividade aproveitando ao máximo a área disponível e agregando eficiência, tem tornado cada vez mais comum a adesão ao confinamento na pecuária leiteira. Doutor em Construções Rurais e Ambiência, o professor Flávio Alves Damasceno trouxe ao......
100 anos: Cooperativismo faz bem27/Jun/202227/06/22há 3 anos Segunda-feira, 27 de Junho de 202227/06/2022Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)...