Postado em 06 de Dezembro de 2019 às 17h08

Convergência digital é tema do Programa Smart Rádio em Chapecó

“Offline e online: o que o rádio precisa considerar nesses dois ambientes” foi a temática abordada nesta semana durante o Programa Smart Rádio – Gestão e Inovação para Rádios, uma parceria entre a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sebrae/SC. O último encontro deste ano ocorreu no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e reuniu aproximadamente 30 profissionais da região.
O jornalista Daniel Starck explicou sobre a preparação de conteúdos específicos por plataforma, uma vez que cada ambiente possui um comportamento de consumo e linguagem diferentes. “Os destaques foram os dois ambientes em que a rádio está se adaptando porque o rádio nasce no offline e é preciso aproveitar a convergência e o complemento do online. Com sugestões para as rádios do que pode considerar, do que agregar em suas operações mostrando como essa complementação é poderosa”, enfatizou.  
Conforme Starck, estudo realizado nos Estados Unidos da América aponta que é o rádio que gera resultados digitais e auxilia na busca de novos clientes. O levantamento mostra que, em apenas 10 minutos, o rádio provocou um aumento médio de 17% no tráfego de portais e sites de internet. “O digital está cada vez mais próximo do rádio e é a tendência, sendo um complemento importante para as atividades das emissoras. O digital está na rotina da população e isso gera muitas oportunidades para o rádio”.
Outro diferencial desta etapa foram os módulos das aulas sobre programação musical, jornalística e informações jornalísticas em rádio de entretenimento, que foram disponibilizados aos participantes do programa por meio de cursos à distância. “Vivemos em um momento de maior competição e de avanços tecnológicos, por isso é fundamental se profissionalizar para compreender as oportunidades que esse novo ambiente proporciona, principalmente para o rádio que é o veículo que mais tem se adaptado a qualquer nova tecnologia que apareceu ao longo de sua trajetória. Contudo, é necessário investir em conteúdos relevantes, não só no formato de transmissão desse material”, complementou.
NOVA ETAPA
O diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares Amorim, enfatizou que a abordagem da convergência digital marca uma nova etapa do Smart Rádio. “Até então tivemos durante o desenvolvimento do programa temáticas importantes voltadas a gestão do negócio, ao planejamento estratégico e ao controle financeiro. Porém, agora ingressamos em uma fase vital, que é a operação do conteúdo produzido pelas emissoras e a interação dessas informações com o público em geral”, ressaltou.
Amorim enalteceu a expertise do palestrante, que é profundo estudioso sobre o rádio. “Trazer esse profissional foi motivo de muita alegria, porque ele apresentou sua experiência e as novidades do segmento não apenas do Brasil, mas de outros países como dos Estados Unidos, onde esteve recentemente. Essa etapa foi relevante com conteúdo de profundidade para que o radiodifusor possa aplicar em seu negócio, transformando-o em um diferencial competitivo, que é o reconhecimento dos ouvintes sobre o conteúdo que a emissora oferece”, comentou.
PARTICIPAÇÃO
O diretor da Rádio Tropical FM (Treze Tílias), Fernando Lopes de Lima, destacou a importância do tema abordado nesse último encontro de 2019 voltado a inovação, principalmente para que as emissoras de rádio possam se manter no mercado. “Realizamos ações tanto do offline quanto do online, porém temos dificuldade em comercializar anúncios no online o que dificulta investimentos na área, pois os anunciantes e o faturamento são mantidos quase que na sua totalidade pela veiculação no rádio. A Tropical FM possui site, portal e atuação ativa em mídias sociais. Lima explicou que a empresa contratou uma consultoria focada em mídias sociais para ampliar as ações da rádio nesse mercado.
De acordo com o coordenador artístico do Grupo RBV Rádio (Videira), Junior Guedes, o trabalho no online serve como complemento das atividades desenvolvidas na emissora, porém a intenção é expandir a operação no meio eletrônico. “Atualmente, cada emissora do grupo atua individualmente, mas a intenção é que isso seja coletivo. Utilizamos as redes sociais como uma estratégia para que o usuário se conecte a rádio. Nosso objetivo é que a rádio seja referência na região do Vale dos Imigrantes pelas informações e pelo entretenimento. Há dois anos estamos trabalhando para isso, com consultoria, capacitação dos funcionários e o programa Smart Rádio soma-se para obtermos essa meta”, explicou.
PROGRAMA
O Smart Rádio é um programa elaborado de maneira personalizada para atender as temáticas levantadas na pesquisa, com assuntos relacionados à gestão empresarial, os aspectos técnicos e de inovação. A iniciativa tem duração de 18 meses e sua metodologia inclui: capacitações presenciais e a distância, workshops, palestras e consultorias. O programa é desenvolvido nas regiões de Chapecó, Blumenau e Criciúma. Na região Oeste participam 17 emissoras de rádio. 

Veja também

Jogo da colaboração foi tema de Workshop online do SESCOOP/SC25/10/22 Estimular a discussão de temas corporativos e auxiliar na resolução de problemas por meio de estratégias eficazes foi o propósito do Workshop online “Jogo da Colaboração”, promovido pelo SESCOOP/SC.......

Voltar para (Blog)