Postado em 09 de Fevereiro de 2023 às 16h02

Controles gerenciais contribuem para o crescimento da empresa

Para Daniela Di Domenico, “aumentar o lucro não significa só vender mais, mas sim olhar para dentro do negócio”.

A implantação de controles nos mais diversos setores da atividade empresarial contribuem para assegurar um crescimento sustentável do negócio. Esse foi um dos princípios explicados pela professora e especialista em consultoria e gestão empresarial Daniela Di Domenico, nesta semana, durante palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). Com a temática “Como criar ferramentas de controle gerencial e aumentar seus resultados”, a palestrante abordou a importância de definir estratégias, conhecer o ponto de equilíbrio da empresa e ter cautela com ciclos viciosos de desespero financeiro.
“É necessário ter controle das despesas, de custos e dos processos administrativos. Por exemplo, é preciso saber o custo de venda, se o preço do produto está adequado, se a tributação foi calculada corretamente, enfim, ter esse olhar criterioso que resultará efetivamente em um lucro saudável e garantir um capital de giro”, explicou Daniela. Segundo ela, quando tudo está sob o controle da empresa, seja fluxos, processos e indicadores é possível avançar para outras etapas da gestão empresarial como identificar pontos a serem reduzidos, alternativas para economizar na compra de matéria-prima ou determinado produto e estruturar um crescimento sustentável.
Para Daniela, “aumentar o lucro não significa só vender mais, mas sim olhar para dentro do negócio e analisar o que está acontecendo”. Por isso, a presença do empresário é fundamental, principalmente, na tomada de decisões estratégicas e no acompanhamento da evolução dos indicadores que definirão o futuro da atividade. Como exemplo ela citou cases de empresas que optaram por medidas equivocadas, não estavam prontas para expandir, não tinham controles suficientes, o que resultou no fechamento de suas portas por estarem suscetíveis aos riscos e as interferências do mercado.
As principais consequências da ausência de controles, segundo a especialista, são as perdas financeiras, que na maioria das vezes são pequenas e passam desapercebidas, mas que na somatória ao longo do ano refletem em um grande prejuízo. “Nas consultorias vejo muitos casos de pagamentos duplicados ao fornecedor, feitas pelo boleto e por pix, e ainda de pagamentos de boletos falsos os ‘famosos golpes’ em que não é possível recuperar o valor”, comentou.
Outra recomendação da especialista é de a empresa sempre estar respaldada, ou seja, de ter mais de um funcionário que saiba executar determinada tarefa para se caso um deles ficar afastado a atividade tenha continuidade. “A conferência é primordial, isso não é desconfiar das pessoas, mas sim precaução e garantida no processo. Ao se ter controle, em situações adversas como a pandemia, a empresa supera com mais tranquilidade os desafios”, expôs. Por fim, Daniela alertou os participantes sobre o ciclo vicioso do desespero financeiro, no qual a empresa faz vários empréstimos e antecipação de boletos, que pode virar uma bola de neve de dívidas. “Para sair dessa situação, não é fácil, não é questão de um mês, mas sim de um ano. Por isso, fiquem atentos a todo excesso”, ressaltou.  

Informações sobre outros treinamentos da CDL Chapecó pelos telefones: (49) 3319-4300, (49) 9 9925-5819 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br

 .

As principais consequências da ausência de controles, segundo a especialista, são as perdas financeiras.

Palestra sobre “Como criar ferramentas de controle gerencial e aumentar seus resultados” promovida pela CDL Chapecó. 

Veja também

Faesc preocupada com possível escassez de milho em 202024/09/19 É grande a probabilidade de ocorrer, novamente, escassez de milho no mercado interno brasileiro em 2020 com sérios prejuízos para as cadeias produtivas de aves e suínos e para o parque agroindustrial. A advertência é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).           A......

Voltar para (Blog)