Postado em 25 de Maio de 2022 às 16h46

Contadores conhecem detalhes do Pronampe

Em reunião da diretoria do Sindicont Chapecó, superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal apresentou novidades do programa

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
As alterações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foram apresentadas, nesta semana, em reunião do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont). O superintendente executivo de varejo da Caixa Econômica Federal, Leandro Luiz Doss Damo, explanou sobre o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto do Pronampe, que foi aprovado no fim de abril e deve ser sancionado pelo presidente da República nesta semana.
Com as mudanças, serão permitidas novas operações de crédito com recursos emergenciais para empréstimos a micro e pequenas empresas. A expectativa é que as contratações fiquem em torno de R$ 50 bilhões. A nova rodada do Pronampe vai abranger também Microempreendedores Individuais (MEIs).
O Pronampe foi criado pelo Ministério da Economia em 2020 para ajudar os micro e pequenos empresários a fazerem frente às consequências da pandemia da covid-19 na economia, em especial a queda de receita e a falta de acesso à crédito. De acordo com Damo, a Caixa foi o banco que mais repassou valores ao programa. “Do total, 90% dos recursos repassados foram para empresas do Simples Nacional. Para essa nova fase, as seis agências em Chapecó estão com equipes exclusivas para atender as solicitações do Pronampe”, relatou.
Para aderir, o empreendedor precisa manifestar interesse e entregar a documentação a uma unidade da Caixa, que fará a avaliação de crédito da empresa. Se aprovado, a Caixa faz o contato para realizar a abertura de conta e definir valores e negociações.
O presidente do Sindicont, Everton Bortolotto, avaliou positivamente a explanação. “É importante nós, contadores, conhecermos os detalhes do programa e os procedimentos das instituições financeiras para podermos orientar da melhor maneira possível os empresários que se interessarem em aderir. Agora, aguardamos a sanção presidencial e a publicação da lei com as novas condições do Pronampe”.
REUNIÃO
Após a explanação sobre o Pronampe, o Sindicont seguiu com a reunião mensal da diretoria. Foi feita explanação dos cursos promovidos por meio do Programa de Educação do Sistema Fecontesc/Sindiconts/CRC-SC e a agenda dos próximos treinamentos, além da apresentação das ações da comissão do Infocont, do Núcleo de Estudos e do relatório financeiro.
O serviço de certificação digital foi outro assunto abordado. O Sindicont é parceiro da Safeweb para emissão de certificados digitais eCPF e eCNPJ. “Oferecemos valores especiais aos associados e atrativos para os demais profissionais”, frisou o presidente do Sindicont. 
 
 
  
 

Veja também

Voltar para (Blog)