Conselho de Núcleos da ACIC debate ações para aumentar engajamento
Integrantes dos grupos empresariais compartilharam práticas desenvolvidas e que estão em planejamento
Conselho de Núcleos se reuniu na última semana.
Os núcleos empresariais da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) planejaram e estão desenvolvendo 145 atividades neste ano, entre eventos capacitações, ações de acessos ao mercado, de sustentabilidade e sociais. Os dados foram apresentados em reunião do Conselho de Núcleos, na última semana, na ACIC.
O presidente da ACIC, Lenoir Broch, falou sobre a atuação da entidade e a importância dos núcleos. “Chapecó é o indutor do desenvolvimento regional e muitas ações que estimulam esse crescimento são debatidas, encaminhadas, cobradas e acompanhadas pela ACIC”, salientou. Como exemplo, citou a busca pela construção de ferrovias e a Mercoagro, feira da indústria da carne promovida pela ACIC que tem grande impacto econômico na região.
A consultora local dos Núcleos, Francieli Pastre, frisou que são 13 núcleos que congregam 393 empresas e 504 pessoas nucleadas. “Isso é 26% de toda a ACIC. Os núcleos movimentam a entidade com eventos, reuniões, novas ideias e participação, o que fortalece o associativismo”, destacou.
Na reunião, também foram apresentados planos de meritocracia para os núcleos e discutido o engajamento dos nucleados. O coordenador do Núcleo de Assessorias e Consultorias, Whuenderson Ullrich, apresentou os encaminhamentos do grupo sobre o tema. “Elaboramos um plano de reconhecimento no qual os nucleados com maior participação serão premiados com almoços especiais. Serão reconhecidos os participantes mais assíduos nas reuniões, que assumirem pelo menos uma ação do planejamento ou treinamento e que participarem das visitas técnicas e outras atividades do núcleo”, relatou.
O Núcleo de Gestores de Pessoas também organizou um plano de engajamento e brindes para os nucleados. Entre os critérios estão comparecimento às reuniões, envolvimento em projetos, compartilhamento de ideias, publicações no Instagram do núcleo. “Definimos diretrizes e faremos avaliações trimestrais e individuais de cada integrante do núcleo”, frisou a vice-coordenadora do núcleo, Aline Reina.
O coordenador do Núcleo de Academias, Jean Lima, apresentou práticas desenvolvidas pelo grupo que já deram resultados. “Fizemos as reuniões nas próprias academias, para que todos conheçam os espaços e os colegas, instituímos o NA Compartilha, com relatos de boas ações feitas pelos nucleados nas suas empresas, além de confraternizações”, expôs. Outra ação foi um trabalho de prospecção de novos nucleados. “Visitamos quatro academias e todas começaram a fazer parte do núcleo”.
Também falou sobre as práticas desenvolvidas o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários, Vicente Machado da Rocha. Ele abordou sobre o engajamento no qual os nucleados praticam o apadrinhamento dos novos integrantes, resgate de nucleados inativos e a oportunidades dos nucleados assumirem papel de liderança nas ações do planejamento do grupo empresarial. “Queremos aproximar e engajar não apenas quem já participa, mas também quem entra no núcleo precisa se sentir acolhido e integrado”, sublinhou.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, ressaltou que os núcleos buscam soluções, facilidades, promoção do setor, crescimento das empresas e troca de conhecimentos. “Nosso foco principal é o associativismo. É o conjunto de ações que promove o crescimento. A sinergia faz o movimento ocorrer. Por isso, é importante que os nucleados participem, tragam ideias e interajam. Esse envolvimento a partir do planejamento e dos planos de meritocracia vem para somar e fortalecer ainda mais os grupos”, realçou.
Os núcleos da ACIC são: Academias, Assessorias e Consultorias, Automecânicas, Centros de Formação de Condutores, Comércio Exterior e Logística Internacional, Cooperativas, Escolas Particulares, Gestão pela Excelência, Gestores de Pessoas, Jovens Empresários, Multissetorial, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Coordenadores compartilharam boas práticas desenvolvidas pelos grupos empresariais.
ACIC possui 13 núcleos empresariais.
Veja também
Abelardo Luz recebe em dezembro o plano estratégico para o desenvolvimento econômico até 203005/Dez/201905/12/19há 5 anos Quinta-feira, 05 de Dezembro de 201905/12/2019A entrega oficial do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) para o município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, será na quarta-feira (18), a partir das 19h30, durante solenidade no Centro Comunitário da Igreja Matriz, no Centro. Esse documento identifica e planeja eixos para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da......
Nota à imprensa: Sebrae age para reduzir impacto do Coronavírus nos pequenos negócios16/Mar/202016/03/20há 5 anos Segunda-feira, 16 de Março de 202016/03/2020 Diante do cenário de avanço do Coronavírus no Brasil, o Sebrae informa que está empenhado para reduzir os efeitos da pandemia (Covid 19) nas micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 99% dos......
Aroma e sabor: vinhos e temperaturas baixas têm harmonização perfeita14/Mai/202014/05/20há 4 anos Quinta-feira, 14 de Maio de 202014/05/2020As baixas temperaturas são um desafio para os sulistas resistirem às tradicionais delícias do inverno. Na região, o vinho é um antigo e excelente aliado. Como de costume, acompanha pratos sofisticados, mas também......