Postado em 13 de Novembro às 11h07

Conecta Varejo encerra ciclo de capacitações com foco em planejamento estratégico em Xanxerê

Ao longo de 2025, o projeto ofereceu uma jornada completa de desenvolvimento empresarial, com capacitações em marketing, gestão de pessoas, liderança, finanças, inovação e produtividade. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

         O programa Conecta Varejo, iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, encerrou sua série de capacitações na última semana, reunindo empreendedores locais para um encontro voltado ao planejamento estratégico. A programação contou com uma palestra sobre Planejamento Estratégico, conduzida pelo analista de negócios do Sebrae/SC, Leandro Pereira, e a entrega dos certificados aos participantes.
Ao longo de 2025, o projeto ofereceu uma jornada completa de desenvolvimento empresarial, com capacitações em marketing, gestão de pessoas, liderança, finanças, inovação, produtividade e inteligência artificial, além de consultorias e missão técnica. O objetivo foi impulsionar a modernização da gestão no varejo, aproximar empreendedores e fortalecer o ecossistema local de negócios.
Pereira destacou a importância do planejamento como diferencial competitivo. “O que diferencia uma empresa que cresce de uma que apenas sobrevive é o quanto ela se planeja. Essa chave foi virada junto com os empreendedores. Falamos sobre planejamento, não aquele que fica na gaveta, mas o que de fato auxilia na tomada de decisões, controla desperdícios e aumenta resultados. Cada encontro trouxe ferramentas práticas para aplicar no negócio, e este último foi o mais estratégico de todos, pois o planejamento é o que transforma tudo que foi trabalhado ao longo do ano em execuções e metas claras”, enfatizou.
O presidente da CDL Xanxerê, Vinícius Cassol, reforçou a mensagem de que o sucesso empresarial é resultado de dedicação e capacitação contínua. “A mensagem final é que não existe segredo. Nada é sorte. Não adianta esperar que os objetivos sejam alcançados se você não se capacitar e correr atrás”, afirmou.
A gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Marieli Aline Musskopf, enfatizou o trabalho desenvolvido. “Encerramos o Conecta Varejo com a certeza de que cumprimos nossa missão de apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios. Cada encontro foi pensado para oferecer conteúdo prático, reflexões e, principalmente, novas formas de olhar para o futuro das empresas. O que vimos ao longo do programa foi o engajamento dos empreendedores, dispostos a inovar e transformar seus negócios”, finalizou.
A empreendedora Damarys Tedesco, proprietária da Inspire Vidros e Esquadrias, destacou que a experiência com o programa foi valiosa. “Só tenho a agradecer ao Sebrae/SC pela oportunidade. A participação acrescentou muito à minha jornada empreendedora e, com certeza, estarei presente na próxima edição”, afirmou.
 
 
 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para obter mais informações sobre o Conecta Varejo, entre em contato com o Sebrae/SC pelo telefone (49) 3330-2800.
SOBRE O SEBRAE/SC                                                                                                                          O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   

O programa Conecta Varejo, iniciativa do SebraeSC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas CDL de Xanxerê, encerrou sua série de capacitações na última semana. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação) 

Veja também

Entender o Brasil não é fácil28/06/19 Ricardo Amorim, o mais influente economista brasileiro, estará em Chapecó no dia 9 de julho para palestrar sobre perspectivas da economia brasileira....

Voltar para (Blog)