Comportamento da população contribui para frear disseminação do vírus
Levantamento da Unimed Chapecó revela queda no número de atendimentos na saúde
O fluxo de pacientes com sintomas respiratórios em busca de atendimento médico diminui gradativamente nos últimos dias no comparativo com o pico da demanda registrado no município em fevereiro deste ano. Mesmo com a queda de aproximadamente um terço da prestação de serviço, o número de internações permanece elevado, com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 67% dos leitos de enfermaria na Unimed Chapecó. A informação foi transmitida, nesta semana, pelo diretor de Marketing, Relacionamento e Sustentabilidade da Unimed Chapecó e cirurgião torácico, Dr. Rovani Camargo, durante coletiva nos canais oficiais da cooperativa médica.
Conforme levantamento da instituição, atualmente, não há nenhum paciente aguardando internação e houve redução significativa de consultas nos dois Pronto Atendimentos da Unimed Chapecó, com registro de 105 no último domingo (7). Apesar dos dados animadores, Dr. Rovani alertou que o uso dos respiradores ainda é intenso. “A maioria dos pacientes da UTI está intubada e em estado crítico, o que reflete em um giro menor dos leitos, pois costumam ficar mais tempo internados”, explicou. Até o momento a cooperativa médica transferiu 30 pacientes, sendo 20 usuários do plano de saúde e 10 particulares que aguardavam leitos no Sistema Único de Saúde (SUS). As transferências foram dentro do Estado, além do Paraná e Rio Grande do Sul.
“Como devemos agir daqui para frente? Entendemos que, muito mais do que o Poder Público tomar iniciativa, cabe a nós cidadãos tomarmos as rédeas do que é nossa responsabilidade. Independentemente do que a Administração Municipal decidir nós somos os disseminadores do vírus. Não é o fato de existir ou não lockdown, mas o nosso comportamento é que faz com que funcionem ou não as medidas para combate ao coronavírus”, reforçou Dr. Rovani ao comentar que a expectativa é de que toda a população mantenha esse comportamento responsável para diminuir a curva de contágio e com isso reduzir a demanda do sistema de saúde.
De acordo com Dr. Rovani, as medidas de contingenciamento de crise da cooperativa médica fizeram com que o Hospital conseguisse suportar a pressão no período crítico. “O alerta é de que a taxa de conversão de atendimentos versus internação ainda é alta. O plano continua vigente, estamos trabalhando em parceria com vários órgãos e internamente com reforço das equipes para dar atendimento a essa demanda que ainda é alta”, destacou. Rovani antecipou que pode ocorrer um agravamento da situação com a disseminação da cepa brasileira na região. “Precisamos evitar esses picos de demanda para não termos um desabastecimento de medicamentos”.
A cooperativa médica tem ampliado as contratações, contudo tem dificuldade para encontrar profissionais devido à complexidade das vagas. Dr. Rovani explicou que pacientes com covid-19 são complexos, que requerem dedicação de vários profissionais. Pensando nisso, a Unimed Chapecó, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) ofertarão um curso técnico de enfermagem. “Tentaremos ampliar o número de profissionais na área da saúde em Chapecó”, comentou.
Dr. Rovani também ressaltou que o anúncio da Unimed Chapecó da construção de um novo hospital na Grande Efapi é reflexo do planejamento e de estudos realizados há vários anos e não tem relação direta com a covid-19 no município.
Veja também
Senar/SC promove aproximadamente 430 cursos gratuitos em julho24/Jun/202424/06/24há 1 ano e 7 meses Segunda-feira, 24 de Junho de 202424/06/2024Treinamento de guasqueiro – preparação de couro está entre os cursos de FPR (Foto: Arquivo Faesc/Senar/Sindicatos)...
Curso Técnico em Agronegócio forma 26 profissionais em Campo Alegre13/Ago/201913/08/19há 6 anos Terça-feira, 13 de Agosto de 201913/08/2019 A colação de grau da segunda turma do curso Técnico em Agronegócio, da rede e-Tec, no polo de Campo Alegre, no Planalto Norte catarinense, ocorreu no último fim de semana, na sede da Sociedade Amigos de Campo Alegre......
Governo do Estado investirá R$ 27 milhões em novos programas de apoio à agricultura e pesca25/Mar/202125/03/21há 4 anos Quinta-feira, 25 de Março de 202125/03/2021Produtores rurais e pescadores de Santa Catarina terão novos programas de apoio à investimentos. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investirá R$ 27 milhões em seis novas linhas de......