Postado em 28 de Junho de 2022 às 16h49

Como identificar gargalos de qualidade no processo para evitar retrabalho?

Loja de Peças e Acessórios Automotivos implanta medidas que reduziram em 80% esse “vilão” dos negócios

Empresa CRC Rodas, do município de Pinhalzinho, participou do Programa Brasil Mais (Foto: Divulgação).

 
Elevar o custo da mão de obra, distanciar o relacionamento com o cliente, gerar ruídos de comunicação, sobrecarregar determinados setores em virtude de pendências e ter funcionários frustrados e desmotivados são algumas das consequências do retrabalho. Isso ocorre quando os parâmetros de eficiência e expectativas não estão em equilíbrio na empresa.
O retrabalho é um desafio que impacta diretamente na diminuição do faturamento e no aumento dos custos. Aliado a esse efeito financeiro está o relacionamento com clientes, que ficam insatisfeitos e podem não retornar ou ainda reclamar para outros potenciais consumidores. O clima de descontentamento também contagia os funcionários e as empresas podem perder seus talentos se não ajustarem os processos. Isso resulta em uma “grande bola de neve” que pode acabar com qualquer negócio.
Mas, como identificar os principais gargalos de qualidade no processo para aniquilar esse “vilão”? Com essa reflexão a empresa CRC Rodas, do município de Pinhalzinho, participou do Programa Brasil Mais. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Senai, Secretaria de Produtividade, Emprego, Competitividade e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em busca de informações para melhorar o atendimento e a satisfação de seus clientes, o sócio-gerente da empresa, Claudecir José Corradi, encontrou motivação para participar do Programa Brasil Mais. “Os principais desafios estavam relacionados à inserção de inovações para aprimorar o relacionamento com o público externo, o entrosamento dos colaboradores, o aumento das vendas e a comunicação da marca. Nosso desejo é sermos reconhecidos como referência, contudo o retrabalho afetava nossos resultados”, analisa.
A inovação implementada na empresa foi a implantação de um checklist para o conserto dos automóveis. “Com orientação do Agente Local de Inovação (ALI) reunimos a diretoria e os colaboradores para estruturamos uma alternativa para diminuir o retrabalho. Implantamos o checklist para verificação dos procedimentos internos e o resultado foi excelente. Diminuímos aproximadamente 80% do retrabalho”, avalia Corradi.
Segundo ele, ao observar os métodos da empresa percebeu-se que o atendimento priorizava o desejo imediato do cliente, sem investigar outras possíveis falhas no veículo. “Se o cliente vinha com uma queixa de barulho na suspensão, no amortecedor ou no pivô, avaliávamos e trocávamos apenas a peça estragada, para que ele tivesse o menor gasto possível. Porém, isso abria uma brecha para ele retornar reclamando que o barulho continuava. Agora, com o checklist, observamos todos os itens, elaboramos um orçamento detalhado e o cliente escolhe fazer tudo ou parte do serviço, mas sabendo o que é necessário fazer no veículo”, explicou o empreendedor. 
Essa organização interna proporcionou também a implantação do pós-venda. “Trabalhamos de segunda a sexta-feira e aos sábados um funcionário entra em contato com os clientes atendidos na semana para avaliar a prestação de serviço. Caso ele não tenha ficado bom temos tempo para ajustar. Assim podemos conquistar o cliente. Com a medida já obtivemos excelentes resultados”, reforça. 
Outra iniciativa realizada pela empresa foi o Treinamento de Mecânica Básica para Mulheres. Em seus depoimentos as participantes agradecem pela oportunidade, antecipam que indicarão para suas amigas, afirmam que a experiência foi maravilhosa e que obtiveram muito conhecimento. “Nesta semana realizamos a segunda turma, está sendo um sucesso e pretendemos dar continuidade a esse projeto”, analisa Corradi. A inscrição para participar é a doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente é repassado para famílias em vulnerabilidade social. 
Para o empreendedor, o Sebrae/SC foi responsável pelo “empurrão” para alavancar a empresa. “O Programa Brasil Mais ficará marcado na trajetória do negócio pela inovação proporcionada. Foi por intermédio dele que conseguimos avançar em vários aspectos, ou seja, só veio para agregar”, finaliza.
            BRASIL MAIS  
O Programa Brasil Mais busca aumentar a produtividade das empresas e ampliar a eficiência do setor produtivo e a competividade do País. Com acompanhamento do Agente Local de Inovação são realizadas melhorias de processos, marketing, modelos de negócios, práticas sustentáveis e digitalização.
“Inserir a inovação nas empresas é imprescindível para gerar resultados de curto, médio e longo prazos. Importante ressaltar que essa metodologia, aplicada pelo ALI, pode ser implementada em todos os segmentos do negócio para aumentar produtividade e competitividade”, ressalta a gestora regional oeste do Programa, Marieli Aline Musskopf.
As inscrições estão abertas para o próximo ciclo. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link gov.br/brasilmais. Informações pelos telefones (49) 3330-2802 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

União que gera resultados07/12/22 Empresários e cidadãos de Iporã do Oeste participaram de palestra com Daniel Keller...
SESCOOP/SC homenageou mulheres com palestra especial11/03/22 “Mulher, quem é você?”. Essa foi a reflexão proposta pela palestra on-line promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), nesta semana, em homenagem ao Dia......
Fundação Aury Luiz Bodanese participa da Expo Guatambu16/03/20 A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, participou neste fim de semana, 14 e 15 de março, da 2ª edição da Expo Guatambu, feira agropecuária realizada no......

Voltar para (Blog)