Com foco em excelência e protagonismo feminino, Repair Tech 2025 reúne profissionais da reparação automotiva
Evento reuniu mais de 250 participantes, promoveu palestras técnicas, debate sobre empreendedorismo e prova prática entre profissionais da reparação automotiva.
Representantes da ACIC, AMPB, ARESC, FACISC, SIMEC e SINDIREPA-SC acompanharam a programação do evento. (Foto: Débora Favretto/ MB Comunicação)
O Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA/ARVESC), promoveu o Repair Tech 2025, no útlimo sábado (25). O evento reuniu nomes do setor de reparação automotiva de Santa Catarina, em Chapecó, colaboradores e famílias das automecânicas. A iniciativa abordou o tema “Excelência e Inovação na Reparação Automotiva”, ofereceu palestras, momentos de networking, painel e a prova prática entre finalistas da Competição de Excelência Automotiva.
Estiveram presentes no evento representantes da ACIC, AMPB, ARESC, FACISC, SIMEC e SINDIREPA-SC.
O engenheiro, Luciano Jaccoud, abriu a programação de conteúdos técnicos com a palestra “A Quinta Geração do Motor EA888”, o painel “O Que Elas Fazem Diferente? – Lições de Gestão para Oficinas de Sucesso”, abordou o empreendedorismo feminino no setor automotivo. Alan Dalbosco, trouxe o tema “Oficina 5.0 – Novas Tecnologias”. Oferecida pela Scherer, a apresentação explanou como a digitalização, conectividade e automação transformam o dia a dia das oficinas mecânicas, além de apresentar soluções para adaptação a esse novo cenário.
Rodrigo Saddock conduziu a palestra “Mecânico Rico, Mecânico Pobre”, que provocou reflexões sobre o perfil de gestão dos profissionais do setor. O conteúdo tratou de temas como precificação, postura profissional e mentalidade empreendedora, incentivando os participantes a reavaliar a forma como conduzem seus negócios.
Além da grade de conteúdos, o evento destacou a importância do envolvimento coletivo dentro das oficinas. Para o presidente do NEA, Genuíno Simioni, o objetivo foi integrar os profissionais em uma jornada de valorização profissional e troca de conhecimento.
“O Repair Tech foi desenvolvido pelo NEA-SC em parceria com a Arvesc, com o objetivo de aproximar não só os proprietários, mas também toda a equipe das oficinas. Acreditamos que esse envolvimento coletivo fortalece o setor e valoriza a profissão”, explicou Simioni.
Segundo ele, o evento também foi pensado para valorizar a relevância da atuação das oficinas mecânicas no cenário nacional e o papel das empresas na vida dos colaboradores. “Tratamos da importância da mulher dentro das oficinas. Muitas vezes ela começou no negócio familiar, assumindo a parte administrativa, mas acaba ficando invisível. Queremos dar visibilidade a esse protagonismo feminino”, completou.
Simioni frisou ainda o caráter itinerante do encontro, que ocorre a cada dois anos em diferentes regiões do estado. “Como o NEA-SC é dividido em 11 regiões, a ideia é que cada edição seja realizada em uma localidade diferente, permitindo que mais empresas participem com custo reduzido. Nesta edição, conseguimos apoio de entidades e empresas para oferecer uma inscrição acessível, o que incentivou a presença de cerca de 250 participantes de todas as regiões de Santa Catarina.”
A empresária, Denise Sasso, da Mecânica Westcar, de Iporã do Oeste, salientou a importância do evento. “Ele valoriza a categoria da reparação automotiva e fortalece um movimento que é construído há algum tempo, de reconhecimento e qualificação do setor.A principal contribuição que vejo é justamente essa valorização da nossa atividade como algo necessário, estratégico e presente em todas as regiões.”
Denise também comentou sobre o avanço da participação feminina no setor, que historicamente é dominado por homens. “A reparação automotiva é um ambiente tradicionalmente masculino, mas a presença das mulheres tem crescido muito. Algumas, inclusive, estão saindo dos escritórios e assumindo funções diretamente nas áreas técnicas, dentro das oficinas. É uma contribuição que vem para somar”, explicou.
Para ela, a combinação entre gestão e operação é um diferencial conduzido pelas mulheres. “Cada lado traz sua construção para formar o todo. A gestão de pessoas, o controle financeiro e a administração são pontos essenciais e pouco explorados no ramo. As mulheres estão ocupando esse espaço com competência e fortalecendo o setor.”
O Repair Tech 2025 contou com patrocínio master da Scherer Distribuidora, além do apoio de empresas como MTE-THOMSON, Forta Tech, Mahle, Forauto, LUX Sistemas, Starken, Gasparetto, Reser Plastic, Dayco, SIMEC, Dimangauto e Sicoob.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS COMPETIDORES:
·1º LUGAR CAMPEÃO: VITOR ARTHUR MAI (HG Auto Center - Maravilha)
·2º LUGAR: André Luiz Biasi (Agenor Biasi e Filhos Ltda - Capinzal)
·3º LUGAR: Tiago Leite (Abmec Centro Automotivo Ltda - Brusque)
·4º LUGAR: BRUNO CARLOS KEMPFER BECKER (HG Auto Center - Maravilha)
·5º LUGAR: Rafael Rodrigues (ABMEC CENTRO AUTOMOTIVO LTDA - Brusque)
·6º LUGAR: VOLNEI GHIZZI (Auto Mecânica Benitez - São Miguel do Oeste)
Veja também
Cervicalgia provoca desconforto e limitação dos movimentos11/Set/201911/09/19há 6 anos Quarta-feira, 11 de Setembro de 201911/09/2019Incômodo para desenvolver tarefas do cotidiano como digitar, dirigir e até mesmo para assistir televisão são sinais de advertência para a cervicalgia, comenta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, ao explicar que essa patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho e de atividades físicas. Entre os sintomas estão espasmos musculares nas......
Nesta sexta-feira: Faesc promove assembleia geral on-line17/Fev/202117/02/21há 4 anos Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 202117/02/2021Videoconferência no dia 19 reúne diretoria da Federação e presidentes dos Sindicatos Rurais para prestação de contas do exercício 2020 ...