Postado em 27 de Abril de 2021 às 13h50

Cidade Empreendedora viabiliza investimentos transversais para todos os setores econômicos

Município de Xanxerê define estratégias para o desenvolvimento territorial

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - Oficina de criatividade no artesanato desenvolverá produtos culturais e souvenirs (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê).
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional - A intenção é gerar oportunidades de trabalho e renda, aproveitando as vocações regionais (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê).
Liderança, comunicação, turismo e criatividade são as verticais estratégicas do ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora escolhidas pelo município de Xanxerê, no oeste catarinense. As soluções serão executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O programa tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, que permitem uma estrutura sólida e resultam em uma gestão empreendedora. “Também selecionamos ações para aprimorar a prestação de serviço aos munícipes, para fomentar determinadas atividades econômicas e para incentivar o empreendedorismo”, explica o prefeito em exercício, Adenilso Biasus.
Verticais estratégicas
Em Xanxerê será realizada oficina de textos e linguagem para redes sociais. Serão capacitados os servidores municipais com o objetivo de alinhar a comunicação entre Administração Municipal e moradores, para ter o melhor entendimento e engajamento, com linguagem clara, orientada e dinâmica.
Outra oficina prevista é de criatividade no artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. A intenção é gerar oportunidades de trabalho e renda, aproveitando as vocações regionais, a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo.
Para o turismo estão previstas duas soluções: desenvolvimento e promoção e implantação de rotas e roteiros. A primeira contempla consultorias para desenvolver e promover o setor garantindo a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. O trabalho envolve: sensibilização dos atores; formação e orientação do grupo de trabalho; qualificação da oferta; turismo em números e promoção do destino.
Com o objetivo de implantar ao menos uma rota turística será realizado o mapeamento e diagnóstico da oferta, identificada demanda potencial, ministrada palestra de sensibilização e elaborado plano de melhoria padrão para até 20 empresas. Também estão previstos o planejamento estratégico da rota, definição da infraestrutura de sinalização, workshops de precificação, plano de comunicação e workshop de apresentação de produtos.
O programa Cidade Empreendedora também prevê aperfeiçoamento das lideranças locais com ênfase para o desenvolvimento econômico territorial.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Novos técnicos em Agronegócio se formam em São Miguel do Oeste26/11/21 O curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec no polo de São Miguel do Oeste formará mais uma turma neste sábado (27), a partir das 19 horas, na Latitude Eventos. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), em......
Atividade física regular favorece uma postura correta09/10/19 O levantamento ou o carregamento de peso excessivo, condições inadequadas para executar o trabalho cotidiano e a manutenção de posturas incorretas por muito tempo resultam nas desconfortáveis dores, principalmente da......

Voltar para (Blog)