Chapecó sedia 11ª Jornada de Terapia Nutricional da Unimed
Evento reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir avanços que impactam diretamente na recuperação de pacientes
No dia 30 de agosto, às 8 horas, acontece a 11ª Jornada de Terapia Nutricional da Unimed Chapecó, no Salão Nobre do Centro Recreativo Chapecoense (CRC), em Chapecó.
Chapecó será, mais uma vez, o ponto de encontro de profissionais e acadêmicos da área da saúde para um dia de imersão em conhecimento e atualização científica. No dia 30 de agosto, às 8h, acontece a 11ª Jornada de Terapia Nutricional da Unimed Chapecó, no Salão Nobre do Centro Recreativo Chapecoense (CRC), em Chapecó. Com o tema “Nutrição transforma a vida”, o evento gratuito, promovido pela Unimed Chapecó e pelo Centro de Educação Continuada, está com inscrições abertas e reforça uma trajetória de mais de duas décadas dedicadas ao fortalecimento da terapia nutricional como pilar na recuperação de pacientes hospitalizados.
A Jornada ocorre a cada dois anos e já se tornou tradição no calendário de eventos científicos de Chapecó, que sedia diversas universidades e concentra profissionais de saúde de diferentes áreas. Ou seja, um cenário ideal para promover a atualização interdisciplinar e estimular a troca de experiências entre os participantes.
As palestras desta edição foram pensadas para oferecer soluções práticas e inovadoras aos desafios da terapia nutricional no ambiente hospitalar e domiciliar. Especialistas renomados de instituições nacionais e internacionais trarão conteúdos práticos, inovadores e com aplicabilidade imediata na assistência ao paciente. A médica, Dra. Melina Castro abordará o uso de nutrição parenteral e o papel da glutamina em pacientes críticos, com uma visão baseada em evidências sobre como essas estratégias impactam a recuperação e reduzem complicações. O médico, Dr. Thiago Gonzalez Barbosa e Silva compartilhará sua experiência em terapia intensiva, com foco nos cuidados clínico-nutricionais de pacientes graves, onde ressaltará protocolos para minimizar riscos e acelerar o desfecho positivo.
A programação inclui a participação da enfermeira Claudia Satiko, que apresentará práticas seguras em nutrição enteral, essenciais para garantir qualidade no cuidado e reduzir eventos adversos. A nutricionista Camila Prim discutirá indicadores clínicos e estratégias para uma realimentação segura no pós-operatório, e a nutricionista Rafaela Tartari explorará o manejo nutricional da sarcopenia e sua importância na recuperação funcional de pacientes hospitalizados. Juntas, essas palestras oferecerão uma visão interdisciplinar e aprofundada sobre a nutrição como pilar da assistência integral.
Destinado a médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e acadêmicos, o encontro reforça o trabalho em equipe no cuidado integral ao paciente. A expectativa é reunir entre 150 e 200 participantes de diferentes instituições de saúde e universidades da região.
CUIDADO INTEGRAL
Segundo o coordenador do evento, Dr. João Baroncello, o tema central da edição reflete o impacto da nutrição no processo de recuperação. Ele destaca que cerca de metade dos pacientes hospitalizados apresentam algum grau de desnutrição. Entre pacientes oncológicos, esse número chega a dois terços. Por isso, atuar de forma eficiente significa menos infecções, menos tempo de internação e até redução de mortalidade. “Não queremos apenas tratar o paciente enquanto ele está internado. A ideia é oferecer orientações para que ele mantenha uma boa nutrição em casa e evite reinternações”, explica.
Além de alinhar as temáticas com os desafios enfrentados diariamente na prática clínica hospitalar, a programação foi pensada para oferecer aos participantes conteúdos que dialogam com a realidade dos pacientes internados. Serão debatidos protocolos nutricionais de prevenção e tratamento de lesões, diagnóstico precoce da desnutrição em UTI e enfermarias, além de estratégias para evitar a perda de massa muscular e garantir a segurança alimentar desde o hospital até o retorno para casa. “Nosso objetivo é que cada profissional saia da Jornada mais preparado para atuar de forma assertiva e humanizada, impactando diretamente na recuperação e qualidade de vida dos pacientes”, reforça Dr. João.
Com base nas diretrizes mais recentes da American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN) e European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN), a 11ª Jornada de Terapia Nutricional se consolida como um espaço de atualização científica e troca de experiências entre diferentes áreas da saúde. Ao reunir profissionais e acadêmicos em torno de um tema tão essencial, o evento reforça a nutrição como um pilar fundamental no cuidado integral e posiciona Chapecó como referência na promoção de conhecimento interdisciplinar.
Sebrae lança em SC projeto inédito de empreendedorismo no campo14/Jun/202114/06/21há 4 anos Segunda-feira, 14 de Junho de 202114/06/2021Potencializar as competências empreendedoras por meio da modelagem comportamental para ter melhores resultados pessoais e profissionais. Com esse objetivo iniciou nesta segunda-feira (14) o projeto-piloto inédito no País: o......