Caxambu do Sul edita Cartilha do Fornecedor para incentivar empresários locais a participarem de licitações
Para incentivar as empresas locais a participar das licitações públicas e também para auxiliar no atendimento das exigências legais desses processos, a Administração Municipal de Caxambu do Sul editou a Cartilha do Fornecedor com orientações sobre compras públicas para as micro e pequenas empresas. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
O documento explica sobre o que é uma licitação, os benefícios disponíveis pela legislação às micro e pequenas empresas, o cadastramento nos órgãos públicos, quando acontecem as compras governamentais, as penalidades, as recomendações e a documentação necessária para o cadastro de fornecedor. A cartilha está disponível na Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul, localizada no Centro Administrativo.
De acordo com o prefeito Glauber Burtet a intenção é motivar os pequenos negócios locais a se tornarem fornecedores do Governo Municipal. “Ao comprarmos das empresas do município fortalecemos toda a economia local, pois além de contribuir com o desenvolvimento desses negócios mantemos os recursos girando no comércio e podemos reinvestir os tributos arrecadados em melhorias para a população”, argumenta ao parabenizar o trabalho desenvolvimento pelos setores Sala do Empreendedor, Assessoria de Imprensa e Licitação.
A agente de desenvolvimento, Josiane Agostini, explica que licitação é a maneira pela qual o Poder Público realiza a escolha do fornecedor de produtos ou prestador de serviço de acordo com demandas específicas. “Pelo procedimento fica registrado todo o processo, de maneira clara e objetiva, com as características dos produtos adquiridos e dos critérios necessários para apresentar as propostas. Isso garante uma competição justa e transparente”, explica.
Compras Públicas
Pelo eixo de compras públicas do Programa Cidade Empreendedora estão previstas as seguintes ações até dezembro de 2022: consultorias de acompanhamento para adequação dos processos licitatórios para que estejam de acordo com a incorporação dos benefícios previstos na Lei Complementar 123/2006 e suas alterações com a relação de compras regionais/locais e de pequenos negócios; fomento da agricultura familiar; capacitação de aprimoramento dos compradores de micro e pequenas empresas, de produtos da agricultura familiar e de termos de referência; Encontro Estadual de Compras e Evento Prefeitura Parceira do Empresário.
Portal Social da ACIC estimula uso de incentivos fiscais federais25/Mai/202225/05/22há 3 anos Quarta-feira, 25 de Maio de 202225/05/2022No site, são cadastrados projetos sociais e culturais. Intenção é promover a divulgação das propostas e aproximar as empresas e os contribuintes das entidades e profissionais que elaboram os projetos...
ACIC+ Gestão doa 230 quilos de alimentos19/Jul/202419/07/24há 11 meses Sexta-feira, 19 de Julho de 202419/07/2024A compra de ingressos na modalidade de combo arrecadou alimentos não perecíveis para os atingidos nas enchentes do estado do Rio Grande do Sul ...
Faesc apoia medidas para aperfeiçoamento do Plano Safra 2022/202320/Mai/202220/05/22há 3 anos Sexta-feira, 20 de Maio de 202220/05/2022 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) apoia integralmente as propostas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o......