Capacitações na área do artesanato serão realizadas em São Domingos
Intenção é fomentar a produção de itens associados à identidade cultural local
Durante reunião on-line foram apresentadas as ações previstas (cursos, capacitações, oficinas e consultorias individuais) e depois, debatida a proposta de cronograma. Participaram pelo município Gleicon Tiaraju Cardoso (secretário de Indústria, Comércio e Turismo), Aline Griss (secretária de Assistência Social) e Marcia Veber (secretária de Educação, Cultura e Esportes). Representaram o Sebrae/SC Gabriela da Costa Heming (gestora regional do Programa Cidade Empreendedora), Simone Amorim Pereira Cabral (gestora estadual do Programa de Artesanato), Bárbara Wagner (consultora formada em Administração) e Michele Laforga (consultora formada em Design).
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gleicon Tiaraju Cardoso, o município escolheu essa vertical estratégica pela necessidade de trabalhar o artesanato para divulgar a identidade de São Domingos. “Os artesãos se beneficiarão com um processo de criação conjunta, que muda o seu olhar e valoriza a cultura local, adquirindo conhecimentos que podem ser replicados em suas futuras criações e na precificação que resultará no aumento da renda e da autoestima”, analisou.
Os próximos passos previstos são: apresentação e definição dos critérios de seleção dos participantes; ficha de avaliação; orientações para o processo de inscrição e realização da curadoria.
As atividades do artesanato no município serão desenvolvidas em aproximadamente dez meses, divididas em três grandes etapas: avaliação de até 40 artesãos/criativos por dois consultores para seleção dos 15 que participarão do projeto, por meio de curadoria individual, preferencialmente presencial; desenvolvimento de produto e precificação para artesanato por meio de palestras, oficinas coletivas e consultorias individuais on-line e presenciais (estão previstas a criação de até quatro novos produtos para cada participante); módulos opcionais e complementares de acesso ao mercado (catálogo digital com conteúdo para apresentação da coleção; consultoria e comunicação visual para um empreendimento; oficina de gestão comercial – varejo de artesanato ou atacado/varejo; visual de merchandising para loja ou eventos próprios de comercialização e rodada de negócios de artesãos/criativos com lojistas).
FAESC analisa medidas de apoio ao setor leiteiro03/Mar/202103/03/21há 4 anos Quarta-feira, 03 de Março de 202103/03/2021Resoluções emergenciais concedem crédito para produtores, cooperativas e indústrias...