Capacitações aprimoram pequenos negócios de Barra Bonita
Parceria entre Administração Municipal e Sebrae/SC disponibiliza consultorias, cursos e oficinas
Fortalecer o comércio local, fomentar o empreendedorismo, contribuir com o aprimoramento da gestão empresarial dos pequenos negócios e levar conhecimento para quem deseja iniciar sua empresa. Com esses objetivos a Administração Municipal de Barra Bonita, no extremo oeste catarinense, firmou parceria com o Sebrae/SC.
Até setembro de 2022 serão realizadas consultorias técnicas, tecnológicas e gerenciais sobre gestão empresarial nas empresas urbanas ou rurais e Curso de Administração de Pequenos Negócios aos gestores interessados, além de orientações para o atendimento das demandas de empresários e futuros empreendedores.
De acordo com o prefeito Agnaldo Deresz a pandemia da covid-19 provocou uma estagnação econômica e impactou algumas empresas do município. “Firmamos essa parceria para ajudar os negócios locais a voltar a crescer e a buscar novos mercados para seus produtos e serviços, além de orientar para atualização do layout da empresa ou para implementar estratégias de marketing. Enfim, queremos contribuir na evolução do mercado e na expansão das vendas”, explica.
O trabalho será conduzido pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. “Nosso município é pequeno. Atualmente temos 95 empresas ativas, conforme dados do Ministério da Economia. Desse número, 59 são MEIs, segundo a Receita Federal, o que representa 62,10% dos negócios locais. Por isso, a iniciativa contemplará todas que tiverem interesse”, antecipa o prefeito.
A primeira atividade realizada foi uma oficina para microempreendedores individuais (MEIs) formalizados ou em fase de formalização. No encontro foram abordadas algumas temáticas fundamentais para a gestão empresarial, como legislação, finanças e vendas. Os participantes esclarecem suas dúvidas sobre os benefícios da formalização, obrigações da modalidade jurídica, importância de manter a contribuição e os impostos em dia, como realizar o controle financeiro da empresa e como cativar e fidelizar seus clientes.
O próximo procedimento será a elaboração de um formulário que deverá ser preenchido pelos empresários locais. A intenção é identificar as principais demandas dos pequenos negócios para, posteriormente, o Sebrae/SC trabalhar individualmente essas necessidades em cada empresa interessada.
Oficina gratuita em Chapecó apresenta estratégias para aumentar o faturamento com a presença do negócio nos canais digitais04/Ago/202204/08/22há 2 anos Quinta-feira, 04 de Agosto de 202204/08/2022“Como usar o Instagram e o Facebook para vender mais na sua empresa” será tema de oficina gratuita e presencial com a instrutora Veridiane Endres no dia 17 de agosto (quarta-feira), a partir das 19 horas, em Chapecó. A iniciativa é da Administração Municipal, do Simplifica Chapecó, da Extracredi e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora. A......
“O associado deve se sentir em casa quando estiver na ACIC”, afirma Akimoto04/Mar/202004/03/20há 5 anos Quarta-feira, 04 de Março de 202004/03/2020Uma gestão alegre, com responsabilidade e ciente dos desafios que tem pela frente. Assim será a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que é presidida pelo empresário Nelson Eiji......