Postado em 01 de Setembro às 10h49

Capacitação financeira impulsiona empreendedoras em Chapecó

Oficina Finanças e Controle Gerenciais integra trilha do Programa Chapecó com Elas. Iniciativa é da Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC

De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Marcia Rauber Borges Vieira, é preciso compreender esses números para identificar quais resultados o negócio está obtendo (Marci Páz/MB Comunicação). 

Para que serve o fluxo de caixa? Como elaborar esse controle de atividades operacionais, de investimento e de financiamento? O que é capital de giro? Qual a importância da gestão desses recursos financeiros? Esses foram alguns dos questionamentos esclarecidos durante a Oficina Finanças e Controles Gerenciais, em Chapecó. A iniciativa faz parte do programa “Chapecó com Elas – impulsionando o empreendedorismo feminino” promovido pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC.
O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que contém as movimentações diárias. Ele também projeta para períodos futuros todas as entradas e saídas de recursos da empresa, indicando como será o saldo. Essa ferramenta pode ser utilizada para elaborar o planejamento estratégico da empresa, o que permite efetuar ajustes quando necessário, além de contribuir na tomada de decisão.
De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC e especialista em acesso ao crédito e finanças, Marcia Rauber Borges Vieira, é preciso compreender esses números para identificar quais resultados o negócio está obtendo. “A gestão financeira tem sido um diferencial para deixar as empresas sustentáveis e se manterem ao longo do tempo, reinvestirem no negócio ou ampliarem para outros nichos conforme oportunidades”.
Marcia também orientou as empreendedoras sobre a importância de ter contas bancárias diferentes, uma para empresa e outra para a vida pessoal. “Se isso não está separado fica difícil de enxergar os resultados. Ou tem uma pessoa física muito rica e uma empresa pobre ou vice-versa”, alertou. A consultora também abordou o capital de giro, que é um olhar a médio e longo prazo. Apresentou algumas adequações internas como prazos com fornecedores e clientes que devem ser implementadas antes de buscar crédito nas instituições financeiras.
EXPANSÃO DO EMPREENDEDORISMO
Os números refletem o avanço do empreendedorismo no município. Dados do Simplifica Chapecó revelam que até julho deste ano estavam com cadastro ativo 27.677 empresas, sendo que deste total 25.393 eram de microempreendedores individuais (MEIs).
“Ao analisar a representatividade de gênero observa-se que os homens lideram esse ranking, com 14.530 pequenos negócios. Contudo, a participação feminina está crescendo e hoje representa quase 45%, com 10.863 MEIs”, destacou o gerente de estímulo à economia, Luiz Carlos Balsan.
Outro dado que é reflexo do amplo desenvolvimento econômico local é a alteração de porte da empresa. Segundo o coordenador do Simplifica Chapecó e agente de desenvolvimento do município, Rodrigo Maurício Ribeiro, o aumento do faturamento levou 542 MEIs a solicitarem neste ano a mudança de porte para microempresa ou empresa de pequeno porte. “O Simplifica é o setor responsável pelas aberturas e alterações de empresas, então, presta todo o suporte para o empreendedor ou quem deseja abrir seu negócio em Chapecó”, reforçou.
A gerente de empreendedorismo da Prefeitura de Chapecó, Ulmara Melania Spanhol, enfatizou a importância da capacitação para as empreendedoras chapecoenses. “Essas mulheres batalham, criam, organizam e colocam a mão na massa, mas também precisam de orientações sobre a importância da organização de uma empresa e do controle dos números. Isso porque elas transformam em resultados positivos todo o trabalho realizado com dedicação”, observou. Por fim, enalteceu que a Administração Municipal e o Sebrae/SC, juntos, criaram o Programa Chapecó Com Elas, com o propósito de fortalecer o planejamento estratégico das empreendedoras locais.
APOIO PARA CRESCER
Além das capacitações nas áreas de modelação de negócios, finanças e controles gerenciais, precificação e marketing digital para as mais de 40 participantes do Programa Chapecó com Elas receberão gratuitamente um diagnóstico empresarial pelo Programa “Sebrae na sua empresa” e duas horas de consultoria especializada.
A analista de negócios do Sebrae/SC, Raquel Gobb, explicou que a intenção é identificar os pontos fortes e as vulnerabilidades em áreas como atendimento, vendas, marketing e planejamento financeiro. Por fim, auxiliar na criação de um plano estratégico com recomendações de melhorias.
“A partir dele a empreendedora terá visão clara sobre a situação atual da empresa e identificará áreas que precisam de atenção, ao mesmo tempo em que receberá informações sobre soluções e ferramentas para melhorar a gestão”, comentou Raquel.
AVALIAÇÃO
Para a empreendedora Juliane Roman, de 42 anos, o Programa Chapecó com Elas está correspondendo com suas expectativas. “Os primeiros encontros foram sensacionais. Estou encantada com essa trilha de conhecimento. Também tive a oportunidade de participar de uma sessão de negócios e apresentar o pitch da empresa, o que foi desafiador. Então, essa proposta tem me motivado”, analisou.
Juliane é sócia-proprietária da Conexcoob Soluções Inteligentes em Cobrança, que está no mercado chapecoense há três anos e já possui três funcionários. A possibilidade de compreender outras áreas e a busca constante por capacitação motivou Juliane a se inscrever no programa. “Hoje o empreendedor precisa se manter atualizado no mercado, sem contar que a iniciativa contribui para troca de experiências e ampliar nossa rede de contatos”, explicou.
Ao lado de sua sócia-proprietária e fundadora Luiza Fett, Juliane busca mais do que realizar o sonho de empreender, ela quer auxiliar outros negócios na área de gestão de contas a receber. “A inadimplência é um dos principais fatores que levam ao fechamento de empresas, por isso não queremos que entrem nessas estatísticas”, antecipou a empreendedora que é graduada em Administração e pós-graduada em Finanças.
SOBRE O SEBRAE
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoia milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Segundo o coordenador do Simplifica Chapecó, Rodrigo Maurício Ribeiro, o aumento do faturamento levou 542 MEIs a solicitarem neste ano a mudança de porte para microempresa ou empresa de pequeno porte (Marci Páz/MB Comunicação). 

A gerente de empreendedorismo da Prefeitura de Chapecó, Ulmara Melania Spanhol, enfatizou a importância da capacitação para as empreendedoras chapecoenses (Marci Páz/MB Comunicação). 

A analista de negócios do Sebrae/SC, Raquel Gobb, antecipou que as empreendedoras receberão gratuitamente um diagnóstico empresarial (Marci Páz/MB Comunicação). 

Oficina Finanças e Controles Gerenciais, em Chapecó (Marci Páz/MB Comunicação). 

Iniciativa faz parte do programa “Chapecó com Elas” promovido pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae/SC (Marci Páz/MB Comunicação). 

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que contém as movimentações diárias (Marci Páz/MB Comunicação). 

Veja também

Desbrave Chapecó: turismo é valorizado com o lançamento de novas rotas15/05/24 Nessa terça-feira (14), durante evento realizado na linha Rodeio do Erval, foram anunciadas mais duas rotas turísticas no município: a Rota dos Vales e a Rota da Saúde e Bem-Estar (Foto: Karina Ogliari/MB......

Voltar para (Blog)