Caibi pensa o futuro do município de maneira planejada e sustentável
O planejamento estratégico municipal visa fomentar o desenvolvimento econômico de Caibi, no Extremo Oeste Catarinense, de maneira planejada e sustentável. Com esse objetivo prosseguem as ações e os seminários temáticos do Plano Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) e do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). Essas ações integram o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O PEGEM é um documento que aponta as necessidades do município, norteando os gestores municipais na tomada de decisões, com dados para planejar o futuro, corrigir fraquezas, potencializar as forças e adaptar-se às mudanças do ambiente de maneira assertiva. As principais etapas são: realização de análise preliminar buscando o olhar da comunidade e seus aspectos endógenos da Administração Municipal, realização de workshop de diagnóstico e definição de estratégias, definição de OKRs (Objectives and Key Results) para gerir metas e indicadores, identificação de projetos prioritários, desdobramento dos projetos e alimentação de Sistema de Gestão Estratégica Informatizado.
Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Neusa Balestrin Schumacher, o PEGEM está bem elaborado com 23 projetos em andamento e inseridos no programa Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR). “No seminário estratégico participaram 132 servidores, o que é um marco pela quantidade de público além de comprovar a aceitação dos servidores públicos pelas ações do Programa Cidade Empreendedora. Observa-se ainda um excelente comprometimento do poder público para implementar as medidas necessárias para aumentar a eficiência e os resultados no município. Outro diferencial é a participação efetiva do prefeito em praticamente todos os encontros”, comentou ao afirmar que tanto o PEGEM quanto o GEOR estão se desenvolvendo de forma positiva. Neste mês uma das ações em destaque da Administração Pública é a realização do “Doce Natal de Caibi” que busca promover e desenvolver o turismo e a cultura local.
O PEDEM busca identificar e planejar os setores econômicos do município para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. Um de seus principais objetivos é, a partir da visão da sociedade, identificar as prioridades dos setores econômicos e traçar um plano de ação para que esses setores sejam fortalecidos. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Rafael Silva Clauberg o plano tem como premissas desenvolver o município de maneira sustentável, aproveitando as vocações locais para potencializar a economia e identificando novas oportunidades.
Em Caibi foi realizado o diagnóstico do município (relação das empresas existentes, número de funcionários, movimentação econômica, arrecadação e principais segmentos), o levantamento junto a Prefeitura sobre as demandas locais e os projetos voltados ao desenvolvimento da economia e também iniciado os seminários de apontamentos dos principais eixos econômicos que a sociedade deseja desenvolver. “No mês de novembro foram definidos os eixos estratégicos de agroalimentar, indústria, comércio varejista e serviços. O próximo passo foi reunir os grupos conforme cada eixo e questionar sobre a percepção da comunidade os fatores restritivos e potencializadores, os problemas e as oportunidades existentes. Essas informações contribuem para traçar uma visão de futuro para os próximos cinco anos”, ressaltou Clauberg ao comentar que o documento será entregue nos primeiros meses de 2020.
De acordo com o prefeito de Caibi, Elói José Líbano, com o documento é possível ter uma visão compartilhada das prioridades desses setores econômicos e, então, organizar a implantação. “Esse plano é para a comunidade como uma ferramenta estratégica para que as entidades de classe, governo e instituições possam desenvolver as ações, facilitando a busca por recursos e parcerias para a construção de um município ainda melhor e mais competitivo”, argumentou.
Veja também
ERECHIM (RS) Fundação Aury Luiz Bodanese e Aurora Coop reúnem 500 crianças na última Ação Cooperada de 202417/Dez/202417/12/24há 9 meses Terça-feira, 17 de Dezembro de 202417/12/2024Mais de 500 crianças participaram da última edição da Ação Cooperada em 2024. A iniciativa ocorreu na última quarta-feira (4), em Erechim (RS), e reuniu estudantes de escolas municipais em uma programação que uniu lazer e aprendizado. Promovida pela Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, a atividade teve parceria da......
Santa Catarina terá 117 feiras e eventos agropecuários no ano15/Jan/202115/01/21há 4 anos Sexta-feira, 15 de Janeiro de 202115/01/2021Regiões serrana, extremo e meio oeste programam maior número de exposições no Estado. Abril, maio e setembro têm programação mais extensa ...
Cestas básicas do Agro Fraterno são entregues em Campo Belo do Sul28/Out/202128/10/21há 3 anos Quinta-feira, 28 de Outubro de 202128/10/2021Na última semana, Campo Belo do Sul foi um dos municípios catarinenses que fez a entrega do Programa Agro Fraterno às famílias do meio rural que passam dificuldades em razão da pandemia da Covid-19. A iniciativa foi do......