Caibi define prioridades para Programa Cidade Empreendedora
O município de Caibi, no extremo oeste catarinense, definiu as verticais estratégias que serão realizadas até dezembro de 2022 pelo Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso territorial. As ações são executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Para o prefeito, Eder Picoli, o Cidade Empreendedora promoverá ações de inventivo ao desenvolvimento de vários setores, como comércio, indústria, prestação de serviços e turismo. “Definimos essas soluções específicas com base nas demandas e nas vocações locais porque o anseio é criar oportunidades para reter nossos talentos, atrair investidores e gerar emprego e renda aos moradores”, ressalta o gestor municipal.
Conheça as soluções selecionadas pelo município
Caibi trabalhará na área da educação duas oficinas com alunos do 7º, 8º e 9º ano e duração de quatro horas cada. No Laboratório de Ideias será apresentada a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de soluções para novos ou velhos problemas. No Projeto de Vida será trabalhada a gestão do tempo por meio do Método GTD (Getting Things Done – fazendo as coisas acontecerem) e da construção de um projeto de vida utilizando a Metodologia Effectuation.
Para o setor ambiental estão previstas duas soluções: Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental para Gestão Sustentável. Para o Plano Municipal estão previstas consultorias especializadas para análise, diagnóstico dos problemas, elaboração das proposições, emissão de relatórios e fundamentação, que subsidiará as decisões técnicas do Poder Público. O trabalho na educação ambiental está voltado para conscientização e para gerar impacto positivo no meio ambiente seguindo as premissas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No turismo serão realizadas três soluções: Plano Estratégico do Turismo; Plano de Marketing Turístico e Desenvolvimento e Promoção do Turismo. No Plano Estratégico serão definidas estratégias para promoção e desenvolvimento sustentável do setor. No Plano de Marketing serão elaboradas ações para atrair o público-alvo e para atender suas expectativas. O Desenvolvimento e Promoção do Turismo garante a implementação de atividades alinhadas ao Plano Nacional de Turismo.
A Administração Municipal também optou pelas Oficinas Criativas de Artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs; Oficina de Textos e Linguagem para Redes Sociais com alinhamento da linguagem entre município e munícipe; Pack Horas de Atendimento da Sala do Empreendedor com a disponibilização de consultorias gratuitas aos empreendedores locais; e aprimoramento das lideranças locais com ênfase para o desenvolvimento territorial.
Comitiva nacional do projeto Smart Factory visita empresas da região17/Out/202317/10/23há 2 anos Terça-feira, 17 de Outubro de 202317/10/2023Empresas de micro, pequeno e médio porte selecionadas recebem aporte financeiro e de conhecimento das tecnologias da indústria 4.0 dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação para aprimoramento da sua tecnologia ...
Agro, Saúde e Cooperação, o maior projeto do setor agro de Santa Catarina24/Jun/202224/06/22há 3 anos Sexta-feira, 24 de Junho de 202224/06/2022O Grupo ND lança um projeto inédito que aborda o setor agro em sua totalidade, em uma visão como um sistema alimentar e de saúde (health system)....
Caxambu do Sul conquista Selo Sebrae de Referência em Atendimento17/Dez/202417/12/24há 1 ano e 1 mês Terça-feira, 17 de Dezembro de 202417/12/2024A Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul conquistou na última semana, o Selo de Referência em Atendimento na Categoria Bronze. “É importante destacar que os empreendedores atendidos nesse local demonstram um elevado......