Postado em 20 de Julho de 2021 às 14h48

Caibi define prioridades para Programa Cidade Empreendedora

O município de Caibi, no extremo oeste catarinense, definiu as verticais estratégias que serão realizadas até dezembro de 2022 pelo Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso territorial. As ações são executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
Para o prefeito, Eder Picoli, o Cidade Empreendedora promoverá ações de inventivo ao desenvolvimento de vários setores, como comércio, indústria, prestação de serviços e turismo. “Definimos essas soluções específicas com base nas demandas e nas vocações locais porque o anseio é criar oportunidades para reter nossos talentos, atrair investidores e gerar emprego e renda aos moradores”, ressalta o gestor municipal.
Conheça as soluções selecionadas pelo município
Caibi trabalhará na área da educação duas oficinas com alunos do 7º, 8º e 9º ano e duração de quatro horas cada. No Laboratório de Ideias será apresentada a importância das novas ideias no contexto da inovação e na busca de soluções para novos ou velhos problemas. No Projeto de Vida será trabalhada a gestão do tempo por meio do Método GTD (Getting Things Done – fazendo as coisas acontecerem) e da construção de um projeto de vida utilizando a Metodologia Effectuation.
Para o setor ambiental estão previstas duas soluções: Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental para Gestão Sustentável. Para o Plano Municipal estão previstas consultorias especializadas para análise, diagnóstico dos problemas, elaboração das proposições, emissão de relatórios e fundamentação, que subsidiará as decisões técnicas do Poder Público. O trabalho na educação ambiental está voltado para conscientização e para gerar impacto positivo no meio ambiente seguindo as premissas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No turismo serão realizadas três soluções: Plano Estratégico do Turismo; Plano de Marketing Turístico e Desenvolvimento e Promoção do Turismo. No Plano Estratégico serão definidas estratégias para promoção e desenvolvimento sustentável do setor. No Plano de Marketing serão elaboradas ações para atrair o público-alvo e para atender suas expectativas. O Desenvolvimento e Promoção do Turismo garante a implementação de atividades alinhadas ao Plano Nacional de Turismo.
A Administração Municipal também optou pelas Oficinas Criativas de Artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs; Oficina de Textos e Linguagem para Redes Sociais com alinhamento da linguagem entre município e munícipe; Pack Horas de Atendimento da Sala do Empreendedor com a disponibilização de consultorias gratuitas aos empreendedores locais; e aprimoramento das lideranças locais com ênfase para o desenvolvimento territorial.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

Veja também

Cooperativas catarinenses aprovam dispensa do pagamento da Contribuição Confederativa em 202017/08/20 As cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) aprovaram por unanimidade em Assembleia Geral, no mês de julho, a proposta apresentada pelo Conselho de Administração que as dispensa do pagamento da Contribuição Confederativa relativa ao ano de 2020. Para se beneficiar da decisão, as cooperativas devem estar......
Concórdia dinamiza gestão das compras públicas11/09/19 Para aperfeiçoar a gestão de compras públicas do município de Concórdia foram intensificadas as ações deste eixo, que integram o Programa Cidade Empreendedora. Esta iniciativa é da......

Voltar para (Blog)