Postado em 28 de Março de 2022 às 14h06

Caibi busca planejamento para impulsionar turismo regional

Estruturar o turismo de maneira regionalizada, com ênfase na valorização das tradições do território, nos atrativos turísticos e nas belezas naturais é a intenção da Administração Municipal de Caibi ao integrar a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas, que reúne municípios que têm em comum a oferta de água termal e mineral, rios, lagos e natureza abundante.
Participam dessa região turística representantes do Poder Público, setor privado e entidades envolvidas com a atividade turística inseridas na área em 27 municípios: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caibi, Caxambu do Sul, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Maravilha, Modelo, Mondaí, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Riqueza, Santiago do Sul, São Carlos, São João do Oeste, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.
A diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caibi, Silmara Bratz, destaca que a região turística é formada por belíssimas cachoeiras, além de ter como característica predominante o turismo religioso com a realização de romarias no mês de setembro para o Santuário Nossa Senhora da Salete e também o turismo voltado à saúde com terapias e produtos homeopáticos no Sítio Verde Aroma. “Temos inúmeros atrativos turísticos que reforçam a riqueza de nossa cultura, contudo precisamos de estratégias para ampliar o número de visitantes e para que permaneçam mais dias em nossa região”, observa.
Exemplo disso é a Feira Frutos da Terra Caibi, uma proposta do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que busca desenvolver a atividade turística, agregar renda aos produtores rurais e criar uma produção associada. Segundo Silmara, os empreendedores rurais e os artesãos participantes da feira estão entusiasmados com os resultados, tanto do retorno financeiro quanto da valorização da comunidade local e regional com os produtos comercializados. “Isso mostra que a proposta foi assertiva e estratégica para fomentar atividades econômicas que resgatam a história dos nossos antepassados, reforçam nossas tradições e transmitem conhecimentos entre as gerações”, observa. A feira é realizada no segundo fim de semana de cada mês com a intenção de oportunizar a produção associada ao turismo.
A Administração Municipal também escolheu três soluções na área do turismo disponibilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado em parceria com o Sebrae/SC: Plano Estratégico do Turismo; Plano de Marketing Turístico e Desenvolvimento e Promoção do Turismo. No Plano Estratégico serão definidas estratégias para promoção e desenvolvimento sustentável do setor. No Plano de Marketing serão elaboradas ações para atrair o público-alvo e para atender suas expectativas. O Desenvolvimento e Promoção do Turismo garante a implementação de atividades alinhadas ao Plano Nacional de Turismo.
 
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