Brasil mira futuro da proteína animal com foco em tecnologia, sustentabilidade e novos mercados
Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca caminhos para o setor continuar na liderança da produção mundial
Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca caminhos para o setor continuar na liderança da produção mundial. (Foto: Divulgação).
Com uma produção voltada para exportação e alta tecnificação, o Brasil se prepara para encarar os desafios dos próximos anos no mercado global de proteínas animais. A avaliação é de Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que aponta segurança alimentar, sustentabilidade e inovação como vetores centrais na transformação do setor até o fim da década.
Santin será um dos palestrantes do Alimenta 2025 - Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, evento que ocorrerá de 16 a 18 de junho, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba. O presidente da ABPA estará à frente do painel “Panorama Global das Proteínas Animais: Desafios e Oportunidades”, programado para o dia 17 de junho, às 11h.
“Estamos diante de uma mudança de rota no consumo global. A demanda cresce, mas exige cada vez mais rastreabilidade, bem-estar animal e impacto ambiental reduzido”, afirma.
ADAPTAÇÃO E ESTRATÉGIA
Segundo Santin, o Brasil já vem respondendo às pressões internacionais com ajustes estruturais e tecnológicos. Investimentos em nutrição de precisão, biosseguridade e tecnologias digitais garantem vantagem competitiva em um cenário de exigências mais rígidas por parte dos importadores.
A diversificação geográfica também faz parte da estratégia. “Além da Ásia, vemos espaço para crescer na África, Oriente Médio e América Latina. O México, por exemplo, surge como mercado relevante diante da reorganização das cadeias globais”, avalia.
Para ampliar sua presença global, o especialista explica que o Brasil ainda precisa avançar em logística multimodal, modernização de portos e integração digital entre os elos da cadeia exportadora. A redução do custo Brasil e o estímulo a acordos comerciais e sanitários também são apontados como prioridades.
Na parte fiscal, Santin defende a adequação tributária que incentive a conversão de proteína vegetal em animal, além da ampliação da malha ferroviária e do uso de plataformas digitais para tornar os processos mais ágeis.
TECNOLOGIA COMO ALIADA
Ferramentas de inteligência artificial e big data já são realidade em sistemas de monitoramento zoossanitário. O presidente da ABPA afirma que a entidade, por exemplo, utiliza uma base com mais de 3 bilhões de dados, capaz de antecipar riscos e orientar decisões de mercado. “A inteligência artificial tem potencial para cruzar dados de clima, movimentação animal e biosseguridade, permitindo decisões preventivas mais assertivas”, pontua. Ele salienta ainda que a adoção de tecnologias digitais é uma das prioridades da nova fase do convênio entre ABPA e ApexBrasil, que inclui inovação como pilar estratégico para a inserção internacional da proteína brasileira.
Santin também destaca mudanças no perfil do consumidor. As tendências mais relevantes incluem a busca por produtos com menor impacto ambiental, rastreáveis, com garantias de bem-estar animal e saudabilidade. “A demanda por proteína animal não está diminuindo, mas se sofisticando. Produtos com certificações ESG, novas formas de apresentação e comunicação transparente com o consumidor tendem a ganhar espaço”, esclarece, salientando que a complementaridade com proteínas alternativas e alimentos funcionais também aparece no radar do setor.
SERVIÇO
O Alimenta 2025 reunirá em Curitiba especialistas, empresários, técnicos e autoridades para debater temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, sanidade e os mercados internacionais nas cadeias de aves, suínos, bovinos e peixes. A iniciativa nasce da união de eventos consagrados, workshops técnicos do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e o Congresso da Avicultura e Suinocultura realizado no Oeste paranaense com apoio das cooperativas Frimesa, Lar, Copagril. Agora com abrangência ampliada e periodicidade bienal, o Alimenta 2025 busca posicionar o Paraná e o Brasil no centro das discussões globais do setor.
PATROCÍNIO E APOIO
O Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional da Proteína Animal, é realizado pela Hollus Comunicação e Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação). Tem como correalizadores o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e o Jornal O Presente Rural. O evento tem o patrocínio da Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Apoiam o Alimenta 2025: Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Frimesa Cooperativa, Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná) e Governo do Estado do Paraná.
ALIMENTA 2025 – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal
Data: 16 a 18 de junho de 2025
Local: Campus da Indústria da FIEP – Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba – PR
Sescoop homenageia escolas parceiras do Sicoob Creditapiranga no Programa Cooperjovem25/Mar/201925/03/19há 6 anos Segunda-feira, 25 de Março de 201925/03/2019A emoção tomou conta de muita gente durante um evento para lá de especial, realizado pelos Sistemas da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCB) e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), com apoio do Sicoob Creditapiranga, na cidade de Itapiranga, interior de Santa Catarina. Cerca de duas mil pessoas participaram da......
Vem aí o Dia Livre de Impostos 202205/Mai/202205/05/22há 3 anos Quinta-feira, 05 de Maio de 202205/05/2022Ação será no dia 2 de junho e visa manifestar a insatisfação sobre a alta carga tributária. ...