Postado em 13 de Março às 17h29

BOND será homenageado no 15º Encontro da Imprensa Catarinense

Associação Catarinense de Imprensa (ACI) começou a divulgar os profissionais que completaram 50 anos de comunicação

Jornalista e escritor, Fernando Bond (Foto: arquivo pessoal).

Por ter completado 50 anos de profissão com extraordinária folha de serviços prestados à comunicação brasileira, o jornalista e escritor Fernando Bond receberá homenagem da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) no 15O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE que será realizado no dia 3 de agosto deste ano, em Chapecó. O anúncio foi feito hoje pela presidente da ACI Déborah Almada e pelo coordenador do evento Marcos Bedin.
A iniciativa é da ACI/Casa do Jornalista e da agência MB Comunicação. Participarão cerca de 500 profissionais de todas as áreas, entre jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação.
Bond, hoje com 66 anos de idade, iniciou na área de comunicação em 3 de março de 1974, data em que a TV Coroados/Globo de Londrina (PR) assinou seu primeiro contrato de trabalho. Nessas cinco décadas, atuou em alguns dos mais importantes veículos de Comunicação do país, como a Rede Globo (por 12 anos), Record, SBT, Jornal do Brasil (RJ) e O Estado (SC), sendo que neste último foi o mais jovem jornalista a assumir o cargo de Editor-Chefe, aos 27 anos.
Em 1988 foi para Brasília, onde trabalhou na assessoria de imprensa do Ministro da Saúde e do presidente da Funai. De volta a Curitiba, sua terra natal, foi assessor de imprensa do então governador Álvaro Dias e, depois, editor da rede de TV CNT. Pela CNT, assumiu em 90 a direção de jornalismo da TV Corcovado, no Rio de Janeiro.
Em 1991, foi convidado pela TV Globo para a coordenação de Produção e Pauta e depois a chefia de reportagem da Editoria Rio, atuando em todos os produtos jornalísticos da emissora. Em 1996 assumiu a chefia de redação da então recém-criada TV Globo Minas, em Belo Horizonte e, em 1998, foi convidado pela TV Bahia para a direção de jornalismo, oportunidade em que propôs a criação da Rede Bahia. No início dos anos 2000 foi editor executivo do Bom Dia Brasil, na TV Globo São Paulo.
ATUAÇÃO INOVADORA
De volta a SC, a partir de 2004 passou a atuar junto aos jornais do Interior. Foi editor-chefe de O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, que já era então o mais antigo diário catarinense em virtude da extinção de O Estado. Em seguida, foi convidado para fazer parte da equipe que fundou a primeira agência de notícias de entidades representativas de veículos de comunicação, na Associação dos Diários do Interior (ADI): a Central de Notícias Regionais (CNR).
A atuação junto aos veículos do Interior levou à criação da Bond.com – Inovando Jornais, que passou a levar o conceito de multiplataforma (impresso, webtv, site de notícias e depois redes sociais) para essas empresas. Em 2008, foi convidado para assumir a direção de jornalismo do SCC SBT SC, para apoiar a criação da rede que assumia as operações do SBT no Estado.
Em 2009, retornou ao Rio de Janeiro para assumir a direção de produção da TV Record Rio e, em 2011, foi convidado para dirigir editorialmente o 1º Congresso dos Diários do Interior do Brasil, em Brasília, pela ADI Brasil. Este foi o caminho de retorno para Florianópolis, onde atuou como diretor editorial da Associação dos Jornais do Interior (ADJORI SC) e da ADJORI Brasil. Nesta oportunidade, criou a agência de notícias estadual e a nacional, hoje Rede Catarinense de Notícias (RCN).
A partir de 2016, passou a assessorar o então presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, em SC. E o mesmo aconteceu quando Lummertz assumiu o Ministério do Turismo (2018) e depois a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (2019-2022). Ao mesmo tempo, criou a Bond&Bond Produções Jornalísticas, para atuação em Comunicação Corporativa. Desde 2017 tem como seu principal parceiro o Grupo Habitasul, desenvolvedor de Jurerê Internacional, em Florianópolis, ao qual também presta consultoria de Relações Institucionais.
Desde 2017 atua na assessoria de Comunicação do movimento Floripa Sustentável, do qual hoje é coordenador de Comunicação e Marketing. Também é escritor, tendo participado de obras conjuntas e da organização de livros. Em 2011, lançou nacionalmente o livro “Eu, Você e os Outros”, pela Editora Sextante, do Rio de Janeiro.
            Fernando Bond tem três filhos (Gisela, Gabriela e Luiz Fernando) e quatro netos (Chloe, Marina, Felipe e Flora Maria). Atualmente reside em Jurerê, onde faz um trabalho voluntário de apoio à comunidade.

Veja também

Programa Vida Empresarial: Espírito inovador marca trajetória de Flávio Pasquali11/09/19 Para ter um resultado diferente, é preciso fazer diferente. Esse foi um dos ensinamentos do empresário Flávio Pasquali durante sua explanação no Programa Vida Empresarial, nesta semana. O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e......
Xaxim é o município mais rápido do Brasil para abrir empresa07/06/22                 A Administração Municipal de Xaxim, no oeste catarinense, celebra a conquista de município brasileiro com o menor tempo para abertura de empresa: apenas três horas,......

Voltar para (Blog)