Postado em 04 de Julho de 2019 às 17h11

SIPAT 2019: Pelo meu bem-estar

A importância de prezar pelo bem-estar próprio norteou a programação da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2019 da Hospital Unimed Chapecó, promovida de 24 a 28 de junho. Este ano, o tema “Eu Cuido, Eu me Cuido. Cultive essa Ideia!” trouxe como símbolo das atividades a flor bem-me-quer, estabelecendo uma relação com a valorização e percepção do eu.
De acordo com a técnica em segurança do trabalho e integrante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Chapecó, Jancelete Aparecida P. dos Santos, o objetivo da programação foi oferecer aos colaboradores atividades com conteúdo prático e reflexivo sobre o autocuidado, autoconhecimento e automotivação.
Jancelete avalia positivamente a participação dos colaboradores, que, segundo ela, identificaram o real propósito da SIPAT. “Nossas expectativas foram alcançadas, pois tivemos um grande número de participações, o que nos motiva a planejar uma programação ainda melhor para o próximo ano”, destaca.
Um dos diferenciais deste ano, foi o painel disponível no restaurante do hospital que mobilizou os colaboradores a formarem a flor bem-me-quer da SIPAT com a colagem das pétalas de papel produzidas e entregues a cada setor. Na opinião de quem participou, os temas abordados vieram ao encontro do que se é trabalhado na vida pessoal, profissional e na rotina diária de tarefas.
“A SIPAT 2019 trouxe temas bem diferenciados que nos instigaram a participar em diversos horários. As palestras abriram janelas para buscar novos conhecimentos em benefício próprio. E o melhor disso tudo, é que foram trabalhados por colegas da Unimed Chapecó. É muito bom perceber que temos tantas competências internas” menciona a bióloga da Unimed Chapecó, Naiara Olga Lusa.
A coordenadora de Saúde Ocupacional, Alessandra R. L. de Andrade, comenta sobre a satisfação em ver os resultados da semana de prevenção e reconhece os profissionais colaboradores que ministraram as palestras. “É muito recompensador receber os elogios dos temas abordados. Sou muito agradecida pela participação e envolvimento da Cooperativa”, salienta.
A programação da SIPAT 2019 contou com as seguintes atividades:
- Mostra itinerante: Da superação à inspiração (Fundação Aury Luiz Bodanese);
- Palestra Qualidade de vida interior (Dr. Marcos Cury);
- Palestra Metamorfose: O Euque eu não conhecia (Analista corporal e comportamental Rafael Paz);
- Palestra Eu vivo no aqui e agora (Psicóloga Alice Kau)
- Palestra Bem-me-Quero: cuidado, valorização e percepção do eu (Psicóloga Andressa Wrzesinski);
- Palestra Comida de Verdade: por uma vida mais saudável (Nutricionista Leiriane Riboli);
- Palestra Jeito de Cuidar: o que você precisa saber (Dra. Carolina Ponzi);
- Oficina Inclusiva: sentir e colocar-se no lugar do outro (Fundação Aury Luiz Bodanese)
Texto: Andressa Recchia/Unimed Chapecó 

Veja também

Senar/SC promove 320 cursos gratuitos no primeiro mês do ano03/01/23 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), preparou uma lista de cursos gratuitos em várias áreas para os produtores e trabalhadores rurais desenvolverem novas habilidades ao longo de 2023. Somente no mês de janeiro serão cerca de......

Voltar para (Blog)