Postado em 02 de Maio de 2019 às 17h19

Senar/SC capacita mais de 6 mil profissionais do meio rural em maio

Segurança e saúde no trabalho - prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, características e tipos de solo, necessidades nutricionais da fumicultura. Estes são alguns assuntos abordados durante o curso de conservação do solo na fumicultura que acontecerá no mês de maio em Mafra, na região Norte nos dias 23 e 24. A capacitação é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), que atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio.
Outras capacitações como prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural, jardinagem, emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural, produção caseira de massas para congelamento e o curso de operação e manutenção de roçadeiras serão ofertadas para os produtores rurais no município de Mafra durante o mês de maio.
Durante todo o mês o Senar/SC promove, 377 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 6 mil profissionais do meio rural em todas as regiões do estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
            CURSOS EM MAIO
Na região Norte ocorre o curso de operação e manutenção de roçadeira, nos dias 06 e 07 em Araquari e nos dias 20 e 21 em de Itaiópolis. O treinamento de conservas de frutas, hortaliças e temperos e culinária de peixes e frutos do mar acontecem nos dias 20 e 21 nas cidades de Corupá e Barra Velha, respectivamente. Entre 28 e 30, Joinville receberá a capacitação de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. O município de Campo Alegre terá a qualificação de olericultura orgânica nos dias 30 e 31.
            Para o Vale do Itajaí está prevista a qualificação de artesanato e pintura em Guaramirim no período de 14 a 17. Em Ilhota nos dias 15 e 16 acontecem as capacitações de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos e também a de derivados de leite. O treinamento de produção caseira de pães e biscoitos ocorrerá entre os dias 21 e 23 em Itajaí. nos dias 23 e 24 no município de Pouso Redondo terá o curso de organização da propriedade rural - programa 5S.
Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de ensilagem, que será realizada no dia 07 em Rio Fortuna. Já nos dias 07 e 08 ocorre o curso de formas associativas no meio rural em São Pedro de Alcântara. O município de São José terá nos dias 13 e 14 a qualificação de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. O treinamento em inclusão digital rural - informática básica está previsto para os dias 20 e 21 em Antônio Carlos e nos dias 27 e 28 no município de Tubarão.
Na Serra Catarinense o município de São Joaquim receberá vários cursos entre eles o de bordado com patchcolagem e segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos que acontece entre 08 e 10. Lages terá a qualificação de tratores florestais - operação e manutenção, no período de 13 a 15. O treinamento de inseminação artificial em bovinos ocorrerá entre os dias 20 e 23 em Painel. Nos dias 23 e 24 Santa Cecília receberá a capacitação em cultivo protegido de hortaliças. O município de São José do Cerrito contará com o curso de inclusão digital rural - informática básica 2, nos dias 29 e 30.
 No Meio Oeste ocorre em Tangará o treinamento de prevenção às deficiências na área rural nos dias 06 e 07. O município de Lebon Régis terá nos dias 14 e 15 a capacitação em cultivo protegido de hortaliças e jardinagem. O município de Vargem Bonita terá no período de 13 a 16 a qualificação em artesanato de costura em tecidos. O curso de acolchoados artesanais com lã de ovelha acontecerá entre 21 e 24, em Catanduvas. O município de Videira recebe no período de 28 e 31 o curso de artesanato e bordado.
Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de cultivo de plantas medicinais em Xanxerê nos dias 08 e 09. O município de União do Oeste terá nos dias 14 e 15 o curso de controle agroecológico de pragas e doenças. O treinamento em colheitadeiras automotrizes - operação e manutenção será realizado em Bom Jesus entre os dias 22 e 24. No dia 29 ocorre em Quilombo a capacitação em melhoramento genético de raças leiteiras. Em Arabutã no período de 28 a 30 ocorrerá a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos.
Na região do Extremo Oeste está programado o treinamento de prevenção de doenças crônicas em Palma Sola no dia 03. O município de Pinhalzinho receberá no período de 06 a 09 a capacitação em inseminação artificial em bovinos, em parceria com a Cooperitaipu. O curso de confeitaria acontece nos dias 06 e 07 em Jupiá. No período de 16 a 20 o curso de emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) será no município de Dionísio Cerqueira. No período de 21 a 24 a qualificação de artesanato e bordado acontecerá em Campo Erê.

Veja também

Voltar para (Blog)