Postado em 03 de Abril às 16h42

NESTA QUINTA-FEIRA: Senar/SC promove Programa Cidadania Rural em Massaranduba

Evento esclarece o que muda com a adesão ao eSocial

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove nesta quinta-feira (4), em Massaranduba, o Programa Cidadania Rural. O evento será promovido em parceria com o Sindicato Rural do município e terá início às 13h30 no auditório Irineu Manke da Cooperativa Juriti.
O objetivo é esclarecer para produtores rurais, contabilistas, empresas, cooperativas, sindicatos, associações, prefeituras, pescadores e demais pessoas interessadas dúvidas inerentes as legislações previdenciária e tributária no meio rural discutindo, principalmente as mudanças com a adesão ao eSocial.
De acordo com o técnico em atividade de arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava, a programação abordará os impactos do eSocial no meio rural, além dos benefícios previdenciários na relação com o eSocial e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 
“O eSocial que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional, de acordo com o Decreto nº 8.373/2014. É fundamental que os produtores rurais tenham conhecimento acerca dessas mudanças para que fiquem dentro do que prevê a legislação”, destaca o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Conforme o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo, os objetivos dos novos registros são garantir o exercício dosdireitos pelos trabalhadores; simplificar o cumprimento dasobrigações dos contribuintes e aprimorar a qualidade dasinformações prestadas ao Estado. “Importante ressaltar que o eSocial e a EFD-Reinf não criam novasobrigações, apenas unificam a forma de prestar informações,modificam, portanto, a forma com que o produtor rural secomunica com o Estado”.

Veja também

Nesta segunda-feira: Ciclo II do Programa Cidade Empreendedora é lançado em Concórdia24/05 Concórdia, no Oeste catarinense, lançará nesta segunda-feira (27), às 9 horas, no Centro Cultural, o ciclo II do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC, tem por objetivo apresentar as ações que serão realizadas para promover o desenvolvimento econômico local. Entre as atividades em destaque nessa......
GaranteOeste/SC consolida atuação com trabalho voluntário12/07 Com sede em Chapecó, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC) foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de......

Voltar para (Blog)