Mapeamento inédito do SESI identifica startups de saúde e segurança no trabalho
Pesquisa realizada pelo Centro de Inovação em Florianópolis mostra as principais soluções aplicáveis a SST disponíveis para a indústria
Um levantamento inédito produzido pelo Centro de Inovação SESI em Tecnologias para a Saúde mapeou em todo o País startups que oferecem soluções aplicáveis em saúde e segurança no trabalho. Mais de 175 empresas integram o ecossistema identificado pela pesquisa, que terá atualização constante. O objetivo é encontrar startups que possam auxiliar indústrias e usuários em questões relacionadas a saúde, segurança e bem-estar.
“A indústria se beneficia tendo uma curadoria das principais soluções aplicáveis à SST. O mapeamento facilita a localização de possíveis empresas parceiras, assim como auxilia o trabalhador, que pode usar estas aplicações para a melhoria da sua saúde, segurança e bem-estar”, explica o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Pereira.
As empresas foram organizadas em serviços (telemedicina, buscadores e agendamentos, acessibilidade e engajamento), indústria (sistema de gestão e benefícios, saúde e segurança no ambiente de trabalho), saúde mental, fitness, farmácias e medicamentos, além de home-based healthcare (homecare, nutrição e emagrecimento, femtech, medição e controle de indicadores). “Ao conectar as startups às indústrias, novos projetos de desenvolvimento podem surgir e auxiliaremos nesse processo”, salienta Pereira.
Confira quais soluções estão mapeadas:
Saúde mental - inclui soluções para prevenção e tratamento de doenças mentais - podem ser relacionadas a depressão, ansiedade, estresse, meditação, mindfulness, dependência química, entre outros.
Home-based healthcare - engloba tudo que acontece com maior frequência dentro do ambiente em que o trabalhador mora, seja sozinho ou com outras pessoas.
Homecare: soluções para busca de cuidadores, agendamento de procedimentos em casa, exames, enfermeiros, incentivos à mudança de comportamento e hábitos saudáveis, pesquisa de sintomas, suporte para idosos e pacientes com condições crônicas.
FemTech: tecnologias voltadas à saúde da mulher, como atenção aos ciclos menstruais e acompanhamentos e guias de gravidez.
Nutrição e emagrecimento: apps e outras tecnologias para cuidar da alimentação, fazer controle de peso, educação e reeducação alimentar, gerenciamento de dietas, entre outros.
Medição e controle de indicadores: aparelhos e sensores de medição e controle de índices de saúde para monitoramento, como a glicemia.
Fitness - considera tecnologias para controle e estímulo a atividades físicas; soluções voltadas a esportes em geral, yoga, pilates e academias.
Serviços - contempla plataformas facilitadoras para acesso a serviços de saúde.
Buscadores e agendamentos: plataformas para buscar e marcar serviços de saúde que acontecem fora de casa.
Telemedicina: atendimento de saúde à distância com plataformas online para atendimento médico, orientações e acompanhamento.
Acessibilidade e engajamento: inclui tecnologias assistivas, impressões 3D de próteses e órteses, mobilização para doação de sangue, apoio à mobilidade para deficientes, etc.
Farmácia e medicamentos - inclui marketplace de remédios e equipamentos de saúde, localização de farmácias, ofertas, gerenciador de tomada de medicamentos, entregas.
Indústria - considera tecnologias que podem ser aplicadas diretamente por determinação da empresa e impactam na vida do trabalhador.
Sistemas de gestão e benefícios: manutenção de máquinas e equipamentos, plano de saúde, programas de descontos e benefícios, diminuição de gastos com saúde.
Saúde e segurança no ambiente de trabalho: informação, treinamento, capacitação, aprendizado, ergonomia.
Texto: Assessoria de Imprensa da FIESC
Veja também
Programa Saúde da Mulher Rural reúne 150 mulheres em Santo Amaro da Imperatriz07/Out/201907/10/19há 6 anos Segunda-feira, 07 de Outubro de 201907/10/2019Autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce de doenças foram o foco do Programa Saúde da Mulher Rural em ação realizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, na região Leste de Santa Catarina. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à......
Unimed Chapecó incentiva a prática regular de atividade física orientada21/Dez/202121/12/21há 4 anos Terça-feira, 21 de Dezembro de 202121/12/2021Vislumbrar o exercício físico como uma atividade prazerosa, estimulante e ao mesmo tempo relaxante é um processo que precisa ser desenvolvido. Para auxiliar colaboradores e beneficiários do plano de saúde a Unimed......