Postado em 12 de Junho de 2019 às 17h18

Inicia em Chapecó o CDL na Escola

Projeto-piloto visa estimular o empreendedorismo nos estudantes

Com o objetivo de oportunizar aos jovens da rede pública de ensino uma visão aberta do futuro e do mercado de trabalho, com empreendedorismo e liderança, a CDL Jovem Chapecó iniciou nessa semana o projeto-piloto CDL na Escola. A iniciativa que ocorre de maneira pioneira em Chapecó será desenvolvida, em parceria com a CDL Chapecó, em cinco encontros com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Mirian Elena Meyer.
“Entendemos que os jovens do nosso País são os futuros líderes e responsáveis pelas mudanças que desejamos. Há uma necessidade muito grande de mudança na cultura e educação dos jovens, para que possam sonhar e realizar seus sonhos, sem medo, superando as dificuldades que muitas vezes vivenciam em casa e na sociedade”, explica o diretor-presidente da CDL Jovem Chapecó João Henrique Hoffmann.
O primeiro encontro contou com aula sobre empoderamento e liderança com a jovem empresária e integrante da CDL Jovem Chapecó Gabriela Cover. Os estudantes também foram questionados sobre seus sonhos e tiveram que expressá-los em um texto de até 15 linhas e um desenho. “O contexto que você vive, na maioria das vezes, influenciará no seu futuro, a não ser que você decida ser protagonista e crie uma nova história, a sua própria história. E é esse o propósito do projeto, mostrar que podemos transformar o mundo em um lugar melhor se começarmos pela base: a educação”, salienta Gabriela.
O coordenador do projeto na CDL Jovem Chapecó, Fernando Henrique Alano, destaca que “A missão é empoderar jovens da rede pública de ensino de Chapecó por meio de um programa de capacitação, desafios, superação e desenvolvimento de competências, elementos determinantes para que estes possam construir seus projetos de vida e também contribuírem nas esferas sociais, econômicas e políticas”.     
         Durante os cinco encontros os alunos terão treinamento psicológico, oratória e de empreendedorismo. O segundo encontro terá o central como fazer com que as pessoas acreditem em seus sonhos. Será promovido curso de oratória com foco em técnicas de persuasão. Neste encontro os jovens estudantes apresentarão o seu texto do primeiro encontro em formato de discurso.
         No terceiro encontro os jovens aprenderão como alcançar seus sonhos. Os estudantes terão um CANVAS para gestão de seus projetos e sonhos. Além disso terão acesso a noções básicas de educação financeira e direitos/deveres. No encontro quatro o tema central será como vender o projeto dos sonhos com aula preparatória para elaboração dos discursos que serão realizados no dia da formatura que ocorrerá no quinto encontro com entrega de premiações.
         O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr destaca a satisfação em receber no município o projeto-piloto que poderá servir de exemplo para outras CDL’s no Estado. “A CDL Jovem está de parabéns pela iniciativa, com certeza os estudantes terão uma base para desenvolver o espírito empreendedor e ir em busca de seus sonhos. É na escola que iniciam os projetos profissionais e com esse projeto e para muitos estudantes poderá ser o pontapé inicial de uma carreira de sucesso”.

Veja também

Voltar para (Blog)