Postado em 02 de Julho às 17h01

I Fórum de Desenvolvimento Regional: O papel da inovação na economia é foco de palestra em Chapecó

“O papel da inovação na economia” foi o foco da palestra do secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Sustentável, Amândio João da Silva Júnior, nessa segunda-feira (1º), durante o I Fórum de Desenvolvimento Regional promovido pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e SEBRAE/SC, na sede da Unoesc Chapecó. O evento reuniu empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições.  
A iniciativa também marcou a apresentação das ações e os resultados dos eixos prioritários do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER). Foram destacados os resultados dos sete eixos elencados como prioritários pelos grupos do programa: gestão pública, agronegócio, educação, infraestrutura, inovação e industrialização, saúde e turismo.
Na palestra, o secretário reconheceu a importância do LIDER para a promoção do desenvolvimento econômico de Santa Catarina e destacou que o objetivo foi fazer uma conexão entre a Secretaria e o próprio Governo do Estado e conectar com os sete eixos que foram elencados nos últimos oito meses com todos os atores envolvidos. “Tenho a convicção de que o que estamos trazendo tem muita sinergia e muito vai ser aproveitado por quem mora aqui. Nós também estamos vendo as apresentações para aproveitar o que precisamos porque não estamos aqui somente para trazer novidades. Precisamos aprender e levar as demandas desta região que é tão importante para o Estado”.
Segundo o secretário, o grande objetivo é incrementar e ter assertividade nas políticas públicas para o desenvolvimento econômico e sustentável de Santa Catarina. “Já somos um Estado referência em economia. A região Oeste é reconhecida nacionalmente e internacionalmente especialmente com a força do agronegócio e isso precisa ser melhor organizado, melhor aproveitado. Podemos caminhar muito nesse sentido e incrementar a inovação. Chapecó recebe em breve o Centro de Inovação e ali podem ser criadas muitas boas ideias, muitas pequenas empresas, startups que podem auxiliar nesse processo de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e harmonização da sociedade.
O LIDER - uma metodologia Sebrae de mobilização, qualificação e integração de lideranças - teve início no ano passado com o objetivo de estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
Para o presidente da AMOSC, Mário Afonso Woitexem, mais do que destacar os projetos que os grupos desenvolveram, é fundamental colocar em prática as ações daqui para a frente. “Tenho certeza de que as prioridades apresentadas servirão de base para comprometer as lideranças a implementar as atividades para que o desenvolvimento comece a acontecer”.
O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, observou que o momento foi de alinhamento da operacionalização, revisão e avaliação dos potenciais observados e articulação dos eixos priorizados. “Esse processo foi construído por várias mãos e mentes e envolve pessoas e organizações. Trata-se do esforço e entendimento das lideranças que no contexto dos indicadores e de suas vivências apontam a percepção e os desafios para elevar o grau de competitividade do território”.
O presidente do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste, Vincenzo Mastrogiacomo, participa do grupo do eixo de infraestrutura. Para ele, o seminário representou uma construção das ideias. “Os eixos estão definidos e os trabalhos estão prontos! Avaliamos todas as demandas que a região necessita e cada ponto virou projeto. Nas descrições observamos o que é necessário para os projetos. A iniciativa é de muita utilidade porque os eixos elencados têm uma grande penetração nos municípios e com certeza teremos grandes ações ou pelo menos encaminhamento delas para que se concretizem grandes ideias”.   

Veja também

Economista Ricardo Amorim em Chapecó05/06 Ele é o único brasileiro entre os melhores e mais importantes palestrantes mundiais de acordo com o site britânico Speakers Córner. É o maior influenciador planetário do Linkedin, excetuando-se os países de......

Voltar para (Blog)