Postado em 03 de Junho de 2019 às 17h33

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL GRATUITA EM SC

Senar/SC promove 347 treinamentos gratuitos em junho. Cursos abordam as diferentes cadeias produtivas da agropecuária catarinense

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural.
Durante todo este mês de junho, o Senar/SC promoverá 347 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.550 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
Entre os cursos previstos para o mês de junho estão: comunicação eficaz nos dias 03 e 04 em Riqueza no Extremo Oeste; cultivo de plantas medicinais nos dias 05 e 06 em Lauro Muller no Sul; instalação e manutenção de redes elétricas nos dias 17 e 18 em Xanxerê no Oeste; beneficiamento e conservação de pescado nos dias 25 e 26 em Guaramirim no Vale do Itajaí; floricultura nos dias 26 e 27 em Monte Castelo no Norte; produção caseira de massas para congelamento nos dias 26 e 27 em Tangará no Meio Oeste e derivados do leite nos dias 27 e 28 em Otacílio Costa no Planalto Serrano.
            CURSOS EM JUNHO
No Norte ocorre o programa sorrindo no campo no dia 03. No período de 12 a 14 o município de Três Barras terá o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Nos dias 24 e 25 os treinamentos em olericultura básica e soldador – arco elétrico com eletrodo revestido serão promovidos, respectivamente, em Garuva e Mafra. A capacitação em doma racional de equídeos será realizada no período de 24 a 28 em Major Vieira. Nos dias 26 e 27 o município de São Francisco do Sul terá a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar.
            Para a região do Vale do Itajaí está programado o treinamento em operação e manutenção de ordenhadeiras nos dias 05 e 06 em Vidal Ramos. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será realizada em Leoberto Leal nos dias 06 e 07. O município de Braço Trombudo receberá no dia 06 o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. No período de 17 a 19 Massaranduba receberá a qualificação em cestaria e objetos decorativos com fibra de bananeira. O treinamento em primeiros socorros será ofertado em Apiúna nos 24 e 25.
Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de inclusão digital rural – iniciação à informática nos dias 03 e 04 em Angelina. No 11 o curso de proteção de nascentes será desenvolvido em Anitápolis. O município de São Pedro de Alcântara terá nos dias 12 e 13 a qualificação em olericultura orgânica. O treinamento em fluxo de caixa da atividade rural será promovido em Araranguá no dia 13. A capacitação em processamento de carne de frango ocorrerá nos dias 25 e 26 em Passo de Torres. Nos dias 27 e 28 Turvo terá o curso de produção caseira de massas para congelamento.
Na Serra Catarinense a qualificação em tecnologia de aplicação de agrotóxicos será promovida em Bom Retiro nos dias 10 e 11. O município de São Cristóvão do Sul terá no período de 10 a 14 o curso de artesanato de crochê e tricô. Nos dias 13 e 14 ocorre em Otacílio Costa a capacitação em turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos. No dia 17 São Joaquim receberá a capacitação em plantio direto em campo nativo – regulagem e semeadura. O município de Alfredo Wagner terá nos dias 18 e 19 o treinamento de bordado em chinelos. Rio Rufino receberá nos dias 26 e 27 o curso de organização da propriedade rural – programa 5S.
 No Meio Oeste os cursos de confeitaria e operação e manutenção de roçadeira serão promovidos, respectivamente, nos dias 03 e 04 em Treze Tílias e Caçador. No período de 03 a 06 ocorre em Água Doce a qualificação de inseminação artificial em bovinos. O município de Ibiam terá no período de 10 a 14 o treinamento em doma racional de equídeos. A capacitação em artesanato de bordado será desenvolvida no período de 11 a 14 em Videira. Nos dias 25 e 26 o curso de casqueamento em bovinos será realizado em Abdon Batista.
Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de artesanato com pintura no período de 10 a 13 em São Domingos. Nos dias 12 e 13 Formosa do Sul terá o treinamento em produção caseira de massas para congelamento. O município de Entre Rios receberá nos dias 13 e 14 a capacitação em inclusão digital rural – informática básica 2. No dia 18 o curso de prevenção às deficiências na área rural ocorrerá em Vargeão. Xanxerê receberá nos dias 18 e 19 a qualificação em manejo de colmeia. Em Abelardo Luz ocorre nos dias 25 e 26 a capacitação em processamento de carne de frango.
Na região do Extremo Oeste o município de Santa Terezinha do Progresso terá no dia 03 o treinamento em prevenção de doenças crônicas. No dia 11 a capacitação em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) será desenvolvida em Guaraciaba. O curso em derivados de leite será promovido nos dias 11 e 12 em Anchieta. O município de Novo Horizonte terá nos dias 18 e 19 a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. No período de 24 a 26 ocorre em São Lourenço do Oeste o treinamento em artesanato com fibras naturais. 

Veja também

Seara planeja compras anuais para assegurar economia e transparência20/07/22 A Administração Municipal de Seara elaborou cartilha para execução do Plano de Contratações Anual (PCA), que tem como objetivo alinhar as propostas de aquisições das unidades administrativas às reais necessidades do município, além de identificar oportunidades de economia e melhoria nos processos de trabalho. Essa iniciativa contou com......
SC lança programas de apoio à resiliência hídrica no meio rural13/07/21 O Governo do Estado lança nesta quarta-feira, 14, às 14 horas, dois programas de apoio à resiliência hídrica em Santa Catarina. O lançamento acontece em uma live, no canal de capacitações da Epagri,......

Voltar para (Blog)