Postado em 21 de Maio às 17h15

Extremo Oeste tem crescimento de 15% no número de microempreendedores individuais

As expectativas é que os números aumentem ainda mais com as ações da Semana do MEI 

O Extremo Oeste catarinense vem se destacando quando o assunto é pequenos negócios. Com 12 mil microempreendedores individuais (MEIs) nos 34 municípios da área de abrangência da coordenadoria regional do Sebrae/SC, a categoria registra crescimento de 15%, nos primeiros meses de 2019, quando comparado ao ano passado. O número é expressivo para a região, formada por pequenos municípios - o maior é São Miguel do Oeste com 40 mil habitantes e o menor é Barra Bonita com 1.580, porém, a maioria tem média populacional de aproximadamente 5 mil.
A Semana do MEI é um evento que vem obtendo resultados significativos na região nos últimos anos e tem importância estratégica, não somente para a formalização de novos negócios quanto para a capacitação dos empresários. As expectativas para a edição de 2019 são as melhores, segundo o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae, Udo Trennepolh. “Contabilizamos vários atendimentos no primeiro dia e na manhã desta terça-feira, além de inúmeras ligações para obter informações e inscrições para as oficinas da região. Acreditamos que até o fim de semana atingiremos nossos objetivos de capacitar e auxiliar o maior número possível de empreendedores”, comenta.
As principais atividades dos dois primeiros dias foram orientações sobre declaração anual de faturamento do MEI com o Núcleo de Contadores em São Miguel do Oeste, orientações sobre crédito com a Extracredi e formalização do MEI com esclarecimento de dúvidas sobre direitos e deveres em Itapiranga. 
O evento tem por objetivo auxiliar na formalização de negócios e oferecer orientações sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica. No Extremo Oeste catarinense, a iniciativa conta com a parceria de Prefeituras, instituições e entidades empresariais. A programação inclui atendimento especial na sede da coordenadoria regional do Sebrae/SC em São Miguel do Oeste, além de capacitações por meio de oficinas e palestras em vários municípios.
PROGRAMAÇÃO EXTREMO OESTE
A programação segue nesta quinta, dia 22, com as oficinas “Como planejar o meu negócio”, no Colégio Emílio Garrastazu Médici em Campo Erê e “Como controlar o fluxo de caixa”, no auditório do Sebrae/SC em São Miguel do Oeste. Neste dia, também ocorrerão consultorias individuais sobre gestão financeira básica para MEIs, na UCEFF Faculdades, em Itapiranga. No dia 23, ocorrerá, no Centro de Eventos de Campo Erê, a palestra “Marketing digital”, além de atividades de formalização de MEIs e orientações sobre direitos e deveres, feirinha do MEI e cases de sucesso, na UCEFF em Itapiranga.
Para o dia 24 estão programadas a palestra “Marketing digital – MEI” e a oficina “Sei agir de maneira empreendedora”, na Associação de Artesanato Novo Amanhã em Iporã do Oeste. No mesmo dia, ocorrerão atividades de formalização e orientação sobre direitos e deveres dos MEIs, na Sala do Empreendedor de Itapiranga, e palestra sobre “Marketing Digital – MEI”, no Sebrae/SC, em São Miguel do Oeste.
Em Itapiranga, as ações da Semana do MEI fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC.

Informações na coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC pelo telefone (49) 3331 2100. 

Veja também

Infraestrutura, o grande gargalo18/09 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)