Postado em 24 de Maio de 2019 às 17h23

Empreendedora de Concórdia fala sobre os desafios de administrar os negócios

Formalizada como microempreendedora individual (MEI) desde fevereiro de 2018, Marcelle Tormen, é proprietária de um ateliê de costura que atua na produção de produtos diversificados por meio de encomendas em Concórdia, Oeste catarinense. “O propósito é oferecer itens exclusivos e personalizados, de acordo com o desejo de cada cliente. Confeccionamos peças utilitárias como nécessaires, bolsas e porta objetos diversos, além de fantasias e acessórios sob medida para adultos e crianças”, relata.
A empreendedora conta que atua no mercado há mais de 16 anos, mas somente há dois anos decidiu apostar no próprio negócio. “O Sebrae contribuiu muito para minha capacitação. O MEI é uma longa jornada, precisamos descobrir no dia a dia a rotina de uma empresa e gerenciar vários setores. O caminho é árduo, mas com o apoio do Sebrae, consigo profissionalizar o processo de crescimento da minha empresa, melhorando as perspectivas de desenvolvimento e expansão do meu próprio negócio. Acompanho os conteúdos do Sebrae desde a minha adolescência e isso despertou o meu lado empreendedor. Tenho acesso a conhecimentos que auxiliam na estruturação de meu negócio como, por exemplo, a divulgação dos produtos, atendimento ao cliente, ferramentas de planejamento e gestão como o Canvas, etc”, enfatiza a empreendedora ao complementar que esses conteúdos são muito importantes para seu desenvolvimento.
Na Semana do MEI, Marcelle participou da oficina “Como controlar o fluxo de caixa” e participará na noite desta sexta-feira (24) da oficina “Como definir preço de venda”. “Procuro participar sempre que o Sebrae oferece essas atividades”.
Semana do Mei
As atividades da Semana do MEI realizadas nessa semana em Concórdia são promovidas pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura e integram as ações do Programa Cidade Empreendedora. Entre as atividades realizadas estiveram o Plantão da Declaração e a oficina “Como controlar o fluxo de caixa”. Para esta sexta-feira (24) está programada a oficina “Como definir preço de venda”, às 19 horas, na Sala do Empreendedor.
O objetivo do evento é auxiliar quem quer formalizar seu negócio e oferecer orientações aos MEIs sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica. “A Semana do MEI é um momento para intensificar as atividades de formalização e capacitação, mas é importante destacar que o atendimento na Sala do Empreendedor de Concórdia segue normalmente a partir desta segunda-feira (27) ”, ressalta o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Concórdia, Wagner Simioni.
Cidade Empreendedora
A Semana do MEI em Concórdia foi a primeira ação que integra o Programa Cidade Empreendedora – ciclo 2 que será lançado nesta segunda-feira (27), às 9 horas, no Centro Cultural. “A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC, tem por objetivo apresentar as ações que serão realizadas para promover o desenvolvimento econômico local”.
Entre as atividades em destaque nessa nova fase do programa, Simioni menciona a aceleradora do microempreendedor individual (MEI), o Plano de Turismo e a inauguração da Sala do Empreendedor. “Daremos sequência às iniciativas de estruturação e implementação de ações para garantir um desenvolvimento sustentável ao município”. 

Veja também

Infraestrutura, o grande gargalo18/09/19 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)